Por falta de condições financeiras, Ana*, de 9 anos, aprendeu a lutar antes de ter os recursos necessários. Quando ganhou um quimono de jiu-jítsu, a menina chorou. Naquele dia, ela descobriu a emoção de receber amparo para vencer e percebeu o impacto de ver os adversários sucumbirem diante da força do amor ao próximo, expresso no voluntariado.

Ana foi uma entre os milhares de contemplados pelo Programa de Voluntariado Corporativo, criado em 2019 pelo Grupo SADA, maior conglomerado de logística e transporte de veículos zero-quilômetro da América Latina. Neste mês, diversas iniciativas estão sendo feitas em comemoração pelo Dia Nacional do Voluntariado, celebrado hoje, por meio da campanha “Dia V – Movendo para o Bem”. 

As ações beneficiam, em 2025, 21 instituições, como ONGs e escolas públicas, além de comunidades locais, com revitalização de praças, realização de palestras e de atividades recreativas e doações diversas. As iniciativas contam com a participação dos Embaixadores do Bem: colaboradores que atuam como pontos focais no local de trabalho e que mobilizam e engajam os colegas para também se envolverem.

“É muito emocionante ver essa ajuda”, diz Uendel Oliveira, o BBzão, professor de Ana na Checkmat Betim. “No nosso caso, vimos as crianças que foram contempladas pelas ações ficarem muito felizes. A ação do Grupo SADA proporcionou que elas fossem realmente incluídas. Agora, não ficam se sentindo inferiores por não terem algo que os colegas têm. A autoestima é outra”, analisa o professor.

Crescimento

A multiplicação do fazer o bem tem sido uma constante no Grupo SADA. Conforme a gerente de sustentabilidade Elisa Cunha, enquanto nos últimos anos a média era de 15 ou 16 iniciativas, em 2025 passou para 21, em 20 cidades do país. 

“Acredito que isso seja resultado da cultura interna, que vem se fortalecendo cada vez mais para a agenda de voluntariado e tudo o que envolve a responsabilidade social e a sustentabilidade. Ainda nesse sentido, podemos destacar também a participação de uma equipe inteira em uma ação de DIA V. Eles estavam organizando um team building e decidiram que queriam fazer uma ação voluntária. Isso mostra como o tema do voluntariado vem ganhando cada vez mais abrangência no Grupo SADA”, destaca.

Segundo Luisa Medioli, diretora de sustentabilidade, o compromisso do grupo vai além do ambiente corporativo. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento de maneira ampla e sustentável, contribuindo para um futuro melhor para todos. “Investir em voluntariado torna-se essencial, pois, além de fortalecer o senso de pertencimento dos colaboradores, que se engajam com as causas e valores da organização, também reforça a forma como somos percebidos pela sociedade”, conclui.

*Nome fictício

Benefícios também para quem se doa

Além dos benefícios para os contemplados pelas ações, os voluntários do programa do Grupo SADA também relatam ganhos significativos. Maria Cristina Resende, uma das Embaixadores do Bem, afirma que a participação contribui para a união entre os colegas, que se encontram e trocam experiências. “Em cada projeto, a gente ganha mais do que doa. Vemos que há pessoas precisando muito, e, ainda assim, são mais agradecidas do que a gente. É um aprendizado”, diz.

A gerente de sustentabilidade do Grupo SADA, Elisa Cunha, concorda que as ações dos voluntários promovem momentos de união. “Essa energia coletiva e o engajamento gerado criam uma atmosfera de alegria contagiante. Para o Embaixador do Bem, é uma oportunidade de inspirar e disseminar a cultura do voluntariado, fortalecendo valores pessoais, além de impactar positivamente a sociedade em que estará inserido”.

E o futuro também promete. Segundo a diretora de sustentabilidade Luisa Medioli, o próximo passo é dar continuidade às iniciativas já existentes, ampliando o alcance das ações e fortalecendo o programa com a participação de um número cada vez maior de voluntários. 

“Nosso foco está em estruturar iniciativas e ações mais robustas, alinhados à nossa estratégia interna e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que apoiamos, garantindo um impacto cada vez mais significativo e transformador”, destaca a diretora. 

Repercussão

Expansão. Neste ano, as atividades contemplam 21 cidades de 7 estados, beneficiando 21 instituições, como ONGs e escolas públicas, além de comunidades locais.

Impacto. Desde o lançamento do Programa de Voluntariado Corporativo do Grupo SADA, em 2019, já foram realizadas mais de 300 ações em 90 cidades, impactando positivamente mais de 107 mil pessoas. 

União pelo bem. As ações deste ano promovem o engajamento de 350 pessoas, incluindo os Embaixadores do Bem, além de familiares, amigos e pessoas envolvidas nas instituições e comunidades beneficiadas.