Contagem celebra seus 114 anos reforçando a imagem de cidade moderna, acolhedora e, sobretudo, de grande importância econômica e social para Minas Gerais. Nesse cenário, o papel da Câmara Municipal ganha destaque pelo impacto direto que suas decisões trazem à vida cotidiana da população. Após um primeiro semestre legislativo com recordes de projetos de lei apresentados – foram mais de 400 – e dezenas deles debatidos e aprovados pelos vereadores, a cidade ganhou, apenas em julho deste ano, 20 novas leis, sancionadas pelo Executivo ou promulgadas pelo Legislativo municipal.

Para o presidente da Câmara, o vereador Bruno Barreiro (PV), a casa é o espaço onde a voz dos cidadãos se transforma em leis, fiscalização e políticas públicas. "A Câmara é a voz da população e cada decisão tomada aqui tem impacto direto na vida do cidadão. Seja por meio de leis que garantem direito e dignidade, ou pela fiscalização que assegura que os recursos públicos sejam bem aplicados, nosso objetivo é sempre tornar Contagem mais justa e humana. O que aprovamos dentro do Legislativo se reflete nas ruas, nas escolas, nos postos de saúde, no transporte e na qualidade de vida de cada família que vive em Contagem”, afirma.

Desde que tomou posse como presidente da Câmara, Barreiro destaca que a relação respeitosa e colaborativa com o Executivo tem sido fundamental para avançar em projetos que transformam o dia a dia da cidade. “Desde que assumi a frente da CMC, nossa relação com o Executivo tem sido muito respeitosa e focada na resolução de problemas que contribuam de forma positiva para o desenvolvimento da cidade e melhoria de qualidade de vida para o povo. Esse diálogo responsável tem garantido avanços importantes, como investimentos em saúde, obras de mobilidade urbana e políticas públicas voltadas para a educação e o bem-estar social. Quando os poderes dialogam com respeito, quem ganha é sempre a população”, ressalta.

Entre os projetos de lei aprovados pelo Legislativo, o presidente ressalta iniciativas que marcam a atual legislatura pelo volume e relevância, além de frisar a seriedade do trabalho dos demais vereadores. “Registramos um recorde de projetos de Leis apresentados nesta atual legislatura, os vereadores estão trabalhando fortemente e dialogando com a população. Isso faz com que as leis criadas sejam de fato relevantes para a população”, diz.

Ele aponta como destaque a criação da Procuradoria da Mulher, que fortalece a representatividade feminina no parlamento e amplia a proteção às mulheres. Também menciona legislações voltadas à inclusão e à dignidade de pessoas com transtornos ocultos e doenças crônicas, como a fibromialgia, recentemente reconhecida como deficiência por lei federal.

Olhar para o futuro, segundo Barreiro, significa investir em transparência, modernização e maior aproximação entre a Câmara e os cidadãos. “Na presidência da Câmara, temos priorizado a transparência e a modernização dos processos, aproximando a população das decisões que impactam diretamente o dia a dia da cidade. Estamos fortalecendo mecanismos de participação, incentivando a presença dos cidadãos nas sessões e ampliando os canais de comunicação da Casa. O maior desafio é garantir que todas essas mudanças avancem de maneira efetiva, superando barreiras estruturais e culturais que ainda dificultam a aproximação da sociedade com o Legislativo”, avalia.

Morador de Contagem, Bruno não esconde o orgulho de pertencer a uma cidade marcada pela força de seu povo e pela capacidade de superar desafios. “O que mais me orgulha em Contagem é a força do nosso povo. Uma cidade trabalhadora, solidária, que nunca perde a esperança de dias melhores. Como cidadão, sonho em ver Contagem avançar ainda mais na qualidade de vida, com transporte eficiente, saúde de excelência e oportunidades para todos, especialmente para nossos jovens. Quero que cada morador sinta orgulho de viver aqui, assim como eu sinto”, afirma.