Setembro começa nesta segunda-feira com a tendência de que uma massa de ar quente predomine em Minas Gerais, elevando as temperaturas. Segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, a possibilidade de frio está praticamente descartada.
“O inverno acabou, e dificilmente teremos a presença de frente fria e massa de ar polar até o final da estação. As primeiras semanas serão mais quentes e secas”, afirma.
Em Belo Horizonte, a previsão aponta para um primeiro dia de setembro com céu parcialmente nublado, temperatura mínima de 13°C e máxima de 25°C. A umidade relativa do ar deve ficar em torno de 35% à tarde.
16h01 - Nesta segunda-feira (1º), o dia será de céu parcialmente nublado. Na capital mineira, a temperatura mínima prevista é de 13 °C e a máxima de 25 °C com umidade relativa do ar mínima em torno de 35%, à tarde.@prefeiturabh @BHMobilidade @Bombeiros_MG pic.twitter.com/vkbMpoYNtz
— Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) August 31, 2025
Chuva na primavera
A primavera terá início em 22 de setembro, às 15h19. Conforme Ruibran, os modelos meteorológicos indicam que o começo da nova estação será com chuva.
“A previsão é de chuvas acima da média. Agosto também foi assim, mas, no mês que vai começar, elas serão mais intensas, por conta do início do La Niña. O período chuvoso vai começar mais cedo neste ano”, esclarece.
O que é o La Niña?
La Niña é um fenômeno climático que causa o resfriamento das águas do Oceano Pacífico Equatorial. Ele afeta os padrões de chuva e temperatura em diversas partes do mundo. No Brasil, o La Niña tende a causar mais chuvas na região Norte e secas no Sul, além de influenciar o regime de chuvas em outras regiões, como o Sudeste.
Este conteúdo teve colaboração de IA