Três novas leis publicadas neste sábado (9/8) criam dias comemorativos em Belo Horizonte. As normas foram assinadas pelo prefeito Álvaro Damião (UB) após receberem pareceres favoráveis na Câmara Municipal de Belo Horizonte.

A primeira lei, proposta pelo vereador Neném da Farmácia (Mobiliza), cria o Dia Municipal da Música Gospel, celebrado anualmente em 9/6. A medida tem como objetivo “celebrar a música gospel como um dos gêneros musicais mais expressivos e presentes na cultura brasileira”, além de “reconhecer e valorizar a contribuição da música gospel para o município e para o país”.

A segunda lei também foi proposta por Neném da Farmácia. Ela cria, em 5/3, o Dia Municipal da Música Erudita. A proposta do vereador é de que a lei dê ênfase no legado de compositores nacionais e internacionais, e à contribuição da música clássica para a cultura e a história do município.

Por fim, a terceira lei sancionada por Damião foi proposta pela vereadora Dra. Michelly Siqueira. O dia 13/7 será dedicado à Conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Para a vereadora, a data tem como objetivo promover campanhas educativas e ações de conscientização sobre o TDAH no âmbito escolar e social, além de informar a população sobre os direitos e as necessidades das pessoas com TDAH e combater o estigma e a desinformação sobre o transtorno.