Belo Horizonte está sob alerta de baixa umidade relativa do ar, que deve despencar para níveis críticos semelhantes ao “clima de deserto” até a próxima sexta-feira (12/9). Segundo comunicado emitido pela Defesa Civil nesta quarta-feira (10/9), a massa de ar seco deve deixar os índices de umidade abaixo de 20%, o que aumenta os riscos de desidratação e desgaste físico.
Para comparação, no deserto do Saara, no Norte da África, os índices variam entre 14% e 20%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera inadequados para a saúde humana valores inferiores a 60% de umidade. Segundo o órgão municipal, a capital pode registrar índices críticos até as 18h de sexta-feira.
Com o tempo seco, são intensificados os problemas de desidratação, oftalmológicos, respiratórios e cardiovasculares. Pessoas com predisposição ao câncer de pele também devem redobrar os cuidados. Entre as orientações da Defesa Civil estão: manter-se hidratado, preferir alimentos leves e frescos, evitar exposição ao sol entre 10h e 17h, não tomar banhos muito quentes e utilizar umidificadores de ar ou bacias com água.
Saiba como se prevenir do tempo seco:
- Hidrate-se durante o dia;
- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas e carnes grelhadas;
- Evite frituras;
- Durma em local arejado e umidificado por aparelhos ou coloque uma bacia com água no ambiente;
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre 10h e 17h;
- Evite banhos muito quentes para não potencializar o ressecamento da pele; se necessário, use hidratante;
- Em caso de problemas respiratórios, procure um especialista;
- Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas. Em caso de incêndio, avise imediatamente o Corpo de Bombeiros (193), a Defesa Civil (199) ou a Polícia Militar (190).