Vila da Luz

Acidente no Anel: empresa será multada pela FEAM e terá que ressarcir atingidos

A empresa tem sede em Brasília e a carreta tem placa da cidade de Castelo, no Espírito Santo

Por Manuel Marçal
Publicado em 13 de julho de 2022 | 10:30
 
 
 
normal

A Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM) vai multar, por infração ambiental, a empresa responsável pela carreta que tombou na madrugada desta quarta-feira (13) atingindo dez casas na Vila da Luz, região Nordeste de Belo Horizonte, às margens do Anel Rodoviário na transição da BR-381.

A empresa tem sede em Brasília e a carreta tem placa da cidade de Castelo, no Espírito Santo. Ela estava carregada de 36,4 toneladas de sorgo, que é um cereal utilizado para alimentação animal. Segundo a nota fiscal, a carga é avaliada R$19,650 mil.

O valor da multa ainda não foi definido. O coordenador do Núcleo de Emergência Ambiental (NEA) da FEAM, José Pires, explica a infração cometida pela empresa: "A empresa será multada de acordo com o código 114 do decreto estadual 47.383/2018, por prejudicar saúde, a segurança e o bem-estar da população", explica. 

Pires destacou ainda que o motivo da carga apresentar um risco ao meio ambiente. "O sorgo é um risco para o meio ambiente, porque é um material orgânico. E todo material orgânico, quando começa a entrar em estado de putrefação, que não é o caso aqui, libera uma substância que contamina o solo e inibe o crescimento da vegetação", diz.

"Será determinado à empresa que entre em acordo com as famílias prejudicadas pela ocorrência e apresente esse acordo. Ela será responsabilizada por ressarcir às famílias". destacou. De acordo com a Defesa Civil de Belo Horizonte 10 casas foram atingidas pela carreta e 26 pessoas foram impactadas.

Moradores e carroceiros foram autorizados a recolher o sorgo carregado da pista. A informação foi confirmada pela reportagem junto a FEAM e com a Polícia Militar. Segundo as autoridades, a carga do acidente será descartada e por isso, a empresa responsável permitiu que populares recolhessem o sorgo tombado na pista.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!