Bairro Roça Grande

'Água chegou na laje', diz morador de Sabará que tem 30 familiares desabrigados

Rua Beira Rio, onde mora o rapaz, há uma enorme quantidade de lixo e entulhos espalhados

Por Mariana Nogueira
Publicado em 30 de janeiro de 2020 | 12:09
 
 
 
normal

A visão de uma rua tomada pela lama e a ausência de praticamente toda a família tem tirado o sono de Thiago Henrique da Silva, de 22 anos , morador do bairro Roça Grande em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte.

O rapaz viu mais de 30 membros da própria família ficarem desabrigados e desalojados após a enchente que atingiu a cidade na última sexta-feira (24). 

Os entulhos de lixo, a ponte caída no meio da rua  e o cheiro ruim vindo da lama lembram Thiago, há seis dias, da dor de ter visto todas as casas dos irmãos e tios, que estavam em reforma, serem inundadas. 

“A água veio até as lajes das casas. Colocamos tudo para cima mas não adiantou. A gente sabia que ia ter a chuva, não esse estrago todo. Ficamos sabendo por WhatsApp que estavam soltando a represa, porque ninguém nos avisou. O carro de polícia passou, mandou tirar só o documento e sair. O rio chegou de uma vez, foi entrando e a gente foi perdendo as coisas. Isso aqui foi triste demais, perder as coisas do jeito que perdeu. Reformando há pouco tempo, colocando as coisas novas, e agora perdeu tudo.  Custamos a fazer e fomos perdendo tudo em questão de segundos. Vimos muita coisa saindo de dentro de casa, descendo, sem poder fazer nada. Ficou tudo dentro da água”, contou o rapaz.

Os irmãos de Silva tiveram que alugar uma casa para dormirem durante esses dias.

Veja mais imagens de Fred Magno:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por O Tempo (@otempo) em

 

Ele ainda conseguiu ficar na casa dele, já que fica um pouco mais acima que as outras. Agora, para Thiago, os dias têm sido de apreensão pelo o que pode vir.

“A gente passou a noite acordado vigiando. Falaram que tinha uma barragem estourando e era mentira. Estamos em alerta. Tudo pode acontecer”, disse Thiago. 

A reportagem esteve nesta quinta-feira na rua Beira Rio, onde mora o rapaz, e constatou a quantidade de lixo e entulhos espalhados no bairro. O pedido da comunidade é que prefeitura, que segundo eles ainda não esteve no local, faça a limpeza da área.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!