A estudante de direito Ester Garcia, 22, perdeu totalmente a audição aos 15, mas, no início de 2022, voltou a escutar com o ouvido esquerdo após um implante coclear — procedimento que implanta parte do aparelho auditivo na pele sob a orelha e outra do lado externo. Sua felicidade com a recuperação parcial da audição foi interrompida neste mês, entretanto, quando o equipamento foi furtado durante uma viagem de ônibus em Belo Horizonte. Agora, ela tenta arrecadar os R$ 38 mil necessários para um novo aparelho auditivo em uma vaquinha virtual

“Eu estou em desespero e com uma dor sem fim!! Meu sonho, minha luta foram roubados e estou sem chão!! Estou tentando a todo custo conseguir outro… Eu quero ouvir novamente”, compartilhou, nas redes sociais. Nos comentários na postagem, outras pessoas com deficiência auditiva em mais cidades brasileiras contaram ter sido vítimas de assaltantes que levaram o aparelho, inclusive à mão armada. 

“A corda de segurança estava cortada, e meu aparelho não estava mais comigo, devem ter confundido com fone de ouvido. Infelizmente, é comum roubarem, por ser caro. Quero ouvir minha voz novamente”, detalhou Ester, no site de vaquinhas online Voaa, dedicado a causas sociais. Ela registrou Boletim de Ocorrência na Polícia Militar de Minas Gerais. 

Ester aceita doações de qualquer valor. Até as 21h deste sábado (25), cerca de R$ 2.600 haviam sido arrecadados na plataforma Voaa. A estudante também compartilhou uma chave Pix para doações: 131.592.936-88.

No Twitter, Ester já havia compartilhado o vídeo do momento em que ouviu os primeiros sons novamente após o implante: