DENTRO DA FACULDADE

Após casos de Covid dobrarem, PUC Minas volta a pedir uso de máscaras

Comitê de Monitoramento do Coronavírus da instituição também sugeriu a adoção das demais medidas de prevenção

Por O Tempo
Publicado em 11 de novembro de 2022 | 18:36
 
 
 
normal

Após o número de pacientes com Covid-19 ter dobrado nas últimas duas semanas, a PUC Minas informou, nesta sexta-feira (11), que voltou a recomendar o uso de máscaras de proteção contra a doença em todas as unidades da instituição. Além disso, pessoas com suspeita de contaminação pelo vírus foram convidadas a relatar a situação à universidade.

O comunicado é assinado pelo Comitê de Monitoramento do Coronavírus da PUC Minas. No texto, a instituição afirmou que também sugere "firmemente" a adoção de outras medidas, como a vacinação, o distanciamento e a higienização das mãos com álcool, estão sendo tomadas.

"Reiteramos que qualquer membro da comunidade universitária, sempre antes de se deslocar à Universidade ou ao campo de estágio, e também a qualquer momento, sobretudo diante de diagnóstico positivo, contato ou sinais e sintomas de Covid-19, deve continuar relatando sua situação à Equipe de Vigilância Epidemiológica por meio do aplicativo 'Covid-19 - Autoavaliação sobre seu estado de saúde atual'.", declarou.

A reportagem procurou a PUC Minas para saber se a recomendação também é válida para a rede de escolas Santa Maria, que atende crianças e adolescentes, e aguarda retorno.

Aumento de casos

Em duas semanas, o número de testes com resultados positivos para Covid-19 em Belo Horizonte dobrou – de 3% para cerca de 6%, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Os dados se referem apenas aos exames realizados na rede pública. O aumento, de acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), no entanto, ainda não teve reflexo na demanda por internações hospitalares, leitos de UTI e no coeficiente de mortalidade por Covid-19. A PBH explicou, ainda, que,  até o momento, “a incidência de casos acumulados nos últimos 14 dias, continua abaixo de 20 por 100 mil habitantes”.

O Executivo municipal  informou que monitora sistematicamente os indicadores relacionados à pandemia por Covid-19 com o objetivo de implementar medidas cientificamente indicadas e adequadas à realidade local e ao cenário epidemiológico.

Diante do aumento de casos em todo o país, a Secretaria Municipal de Saúde reitera a importância fundamental da vacinação contra a Covid-19, incluindo a aplicação das doses de reforço previstas para os grupos e faixas etárias elegíveis já convocados. Para a convocação das pessoas abaixo de 40 anos, falta ainda  a determinação do Ministério da Saúde e o envio de novas remessas de vacinas. Outro aspecto fundamental para controle da pandemia é a testagem laboratorial, especialmente para as pessoas com sintomas compatíveis com a Covid-19 (dor de garganta, tosse, coriza, febre).

A PBH oferece a testagem gratuitamente em vários pontos da cidade, com agendamento online. A marcação ocorre em no máximo 24 horas após a solicitação, com resultado liberado imediatamente após a coleta do material. “Importante ressaltar que esta ação de testagem dos casos suspeitos é que permite quantificar a magnitude da transmissão e a identificação da circulação de novas variantes do vírus na cidade”, diz a PBH em nota.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!