O número de focos ativos de incêndios registrados em Minas Gerais diminuiu consideravelmente depois das chuvas que atingiram parte do Estado desde a última quinta-feira (26). No fim de semana, em um período de 24 horas entre sábado (28) e domingo (29), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) detectou 11 focos de incêndio no Estado.
No início do mês de setembro, o Inpe chegou a registrar uma média de 158 focos ativos por dia. A quantidade acumulada de queimadas no Estado desde o início do ano é de 6.918. O número é 98% maior que o observado no mesmo período do ano passado – que foi de 3.498 –, e supera todos os registros dos últimos quatro anos.
Neste ano, setembro foi o mês que teve o maior número de focos ativos em Minas Gerais, 3.811, seguido pelo mês de agosto, com 1.369 registros.
O aumento do número de focos ativos de queimadas em 2019 também foi registrado em outros 21 Estados. No Mato Grosso do Sul, Estado com o maior número de focos ativos (27.270 acumulados desde janeiro), os dados do Inpe apontam um aumento de 293% este ano em comparação com o ano passado.
Previsão do tempo
Não há previsão de chuvas para Belo Horizonte nos próximos dias, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão para esta segunda-feira (30) é de tempo parcialmente nublado, com temperaturas variando entre 16 e 29ºC.