A geladeira ainda é a mesma, 'velhinha', mas está funcionando. Dentro dela tem leite, frango, ovos, laranja, batata e abóbora. Itens que garantem uma refeição de qualidade. Graças a uma corrente solidária a geladeira do morador de Igarapé, na região metropolitana de Belo Horizonte, Jorge Nonato, de 51 anos, está cheia. Há exatos 31 dias, ele vive com fartura.
Nonato comia uma mistura de ração com feijão para não passar fome. Esse duro relato da realidade vivida pelo homem, que está desempregado há mais de seis anos, viralizou e emocionou as redes socias. Depois da reviravolta positiva na vida, Nonato decidiu ajudar quem não tem o que comer e carrega um sonho: o de poder trabalhar para ajudar o próximo.
Desde a repercussão do vídeo, as doações não param de chegar na casa dele. "Teve um dia que recebi tanta cesta básica que dividi com outras dez famílias do meu bairro que também estavam passando necessidade. É injusto eu guardar tanta comida sabendo que os filhos da minha vizinha estão indo dormir com fome", disse emocionado Nonato.
Nossa reportagem esteve na casa de Nonato na manhã desta segunda-feira (30), por lá a primeiro momento nada mudou, a casa ainda é a mesma, muito simples, com fiações expostas e rachaduras aparentes nas paredes. O que aquele local tinha de diferente era o sorriso nos lábios de Nonato, que com o semblante calmo nos contou com a alegria sobre a vida de fartura que atualmente leva. "Não tem nada melhor na vida que acordar e ter comida para cozinhar", disse.
No momento, Nonato vive das doações que recebe. Uma vaquinha virtual também foi realizada para ajudá-lo sair da situação de extrema pobreza. Até o momento foram arrecadados cerca de R$ 36 mil.
"Agora tenho água e luz"
Nonato ficou cerca de cinco anos sem ter acesso à agua e luz, por não ter como arcar com os gastos para realizar as ligações, nem pagar as contas. Por isso, parte do dinheiro arrecadado foi usado para levar àgua e luz até o humilde barracão que ele vive na companhia de cinco cachorros. "Agora posso assistir televisão, ligar uma lâmpada à noite. Também passei a ter água encanada, é uma maravilha", contou Nonato, que ainda tem o desejo de tomar um banho de chuveiro. "Há cinco anos ou mais não sei o que é tomar banho de chuveiro, não tem banheiro aqui em casa," revelou.
Casa nova
Mas isso também vai mudar. O homem vai ganhar uma reforma do Instituto Galo, time do coração de Nonato. o Instituto informou que nos próximos dias as obras terão início. Além disso, o clube ainda vai ajudá-lo a garantir alimentação adequada e vai auxiliá-lo com tratamento médico e dentário.
"O instituto Galo está acompanhando o senhor Jorge. Com o valor arrecadado colocamos as contas de água e luz em dia, estamos comprando carnes, legumes e demais alimentos para ele. Também fizemos com uma arquiteta e um engenheiro um projeto para reformar a casa dele. Como prometido iremos construir um banheiro para ele. Ele também foi ao dentista e ao médico. A reforma da casa e a construção do banheiro será iniciada nos próximos dias", pontuou a nota
Sonho
Em meio tantas transformações, Nonato tem um sonho: o de poder trabalhar e poder ajudar outras pessoas que precisam de auxílio. "Sou muito grato com tantas doações. Minha vida é outra, mas quero voltar a trabalhar, ter o meu próprio dinheiro. Quero retribuir ao mundo e a Deus pelo que recebi. Quero ajudar outras pessoas que não tiveram a mesma sorte que eu", revelou.
Quer ajudar?
Nonato possui ensino fundamental incompleto. Ele tem experiência como auxiliar de serviços gerais e vigia. Nonato ainda não tem telefone. Para entrar em contato com ele basta acessa o Instagram do amigo dele, Cleison Borges Souza - @cleison.borges19
Auxílio
A Prefeitura de Igarapé informou que Nonato poderá procurar os serviços do Sine (Sistema Nacional de Emprego) da cidade".Com relação à reinserção do senhor Jorge Nonato no mercado de trabalho, a secretaria o orientou a se cadastrar no Sine, para ser encaminhado a emprego que melhor se adapte a seu perfil", finalizou a nota.