Medo

Após ônibus ser incendiado, Guarda de Contagem escolta veículos neste domingo

Ônibus da linha 302C foi incendiado na noite de sábado (27); suspeita é que crime tenha ligação com reivindicações feitas por detentos encarcerados na Nelson Hungria

Por Lara Alves
Publicado em 27 de setembro de 2020 | 14:04
 
 
 
normal

Algumas horas após um ônibus ter sido incendiado no entorno da penitenciária Nelson Hungria em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, veículos tornaram a circular na Vargem das Flores com apoio da Guarda Civil de Contagem. Os ônibus só estão autorizados a seguir viagem se monitorados e, nesta manhã de domingo (27), viaturas da Guarda se espalharam para escoltar os ônibus desde a garagem até o ponto final.

Esta não é a única medida de segurança adotada pelas concessionárias responsáveis pelos ônibus municipais. Após o incêndio, os veículos começaram a circular mais tarde neste domingo, às 6h, e não às 5h como em dias normais. A mudança afetou a circulação das linhas 371, 302B, 302A, 302C, 370 e 203D. De acordo com a Prefeitura Municipal de Contagem, trata-se apenas de “precaução ao risco de novos atos de vandalismo nos veículos das linhas municipais”.

Incêndio

Quatro homens são suspeitos de atearem fogo a um ônibus da linha 302C (Estaleiro/Estação Eldorado) na noite desse sábado (26). O crime aconteceu no acesso rural à Velha Estrada de neves no entorno da penitenciária Nelson Hungria no bairro Nova Contagem. De acordo com testemunhas, os suspeitos ordenaram que motorista e passageiro que estava no ônibus descessem do veículo e, logo em seguida, atearam fogo no ônibus.

Suspeita-se que o crime tenha relação com uma série de reivindicações feitas por detentos encarcerados na unidade prisional de Contagem que, também na noite de sábado, iniciaram um motim nas dependências da cadeia. Familiares deles também protestaram pacificamente em frente à entrada do espaço prisional. Informações repassadas pela prefeitura de Contagem indicam que os autores do incêndio dessa noite fugiram em um carro da Renault modelo Symbol de cor preta.

Lista de ônibus queimados

O ônibus destruído na noite desse sábado é o sexto incendiado na região metropolitana de Belo Horizonte apenas em setembro. Existe a suspeita de que estes crimes tenham ligação com orientações partidas de presídios. Relembre em linha cronológica:

Quarta-feira (9): ônibus da linha 5502C é incendiado no bairro Jardim Vitória na região Nordeste de Belo Horizonte. Suspeitos deixam com o motorista uma carta pedindo melhores condições para detentos encarcerados na Nelson Hungria em Contagem, na região metropolitana de BH.

Sexta-feira (11): ônibus da mesma linha é incendiado também no bairro Jardim Vitória.

Sábado (12): criminosos ateiam fogo a um ônibus da linha 705 (Estação São Gabriel/São Tomaz) no bairro Jardim Felicidade na região Norte da capital mineira.

Terça-feira (15): em Vespasiano, um quarto ônibus é incendiado. Na mesma data, a Polícia Militar realiza uma operação para combater este tipo de crime em Belo Horizonte e no entorno da cidade.

Quarta-feira (16): adolescentes ameaçam motorista da linha 607 (Estação Vilarinho/Resplendor) e ateiam fogo ao ônibus em um ponto final no município de Ribeirão das Neves. Eles deixam um bilhete alegando que o crime é uma resposta a uma prisão irregular.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!