Empatia

Arquidiocese de Belo Horizonte celebra o Dia Mundial dos Pobres

Evento ocorre na Catedral Cristo Rei e conta com a presença do arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira, muita oração e distribuição de almoço aos necessitados

Por Bruno Menezes
Publicado em 13 de novembro de 2021 | 12:40
 
 
 
normal

Em um encontro descontraído com charanga, muita oração e distribuição de almoço, a Arquidiocese de Belo Horizonte realiza neste final de semana uma programação especial pelo Dia Mundial dos Pobres, data celebrada sempre no terceiro fim de semana do mês de novembro. 

Na manhã deste sábado (13), moradores de rua atendidos pela Pastoral de Rua da Capital foram até a Catedral Cristo Rei, em construção no bairro Juliana, na região Norte de Belo Horizonte, para participar da missa presidida pelo arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo. 

“A igreja católica no mundo inteira está celebrando o quinto Dia Mundial do Pobre. Uma convocação do Papa Francisco e o sentido é exatamente de ecoar no coração da humanidade o que Jesus disse: ‘Pobres sempre tereis entre vós’. Não pra dizer que devemos manter na pobreza e miséria os irmãos e irmãs, é para nos chamar a ter sensibilidade e compaixão”, afirma dom Walmor. 

O arcebispo destaca que é importante que a sociedade se envolva com políticas públicas e tenham mais compaixão para acabar com os cenários vergonhosos de pobreza. A mensagem se destaca em um período que se caminha para o fim da pandemia de coronavírus e onde se há no país um encarecimento do custo e vida e aumento do desemprego. 

“Esse dia é um grito profético diante dos mais de 20 milhões de pessoas que estão passando necessidade. Portanto, é um dia que queremos que ecoe no coração das pessoas e que o Brasil se torne mais solidário”, pontua o arcebispo. 

Morando na rua há alguns anos, Elizabeth Flores, 63, diz que a ajuda oferecida pela Pastoral de Rua e pela Arquidiocese traz um alívio para as dificuldades enfrentadas no dia a dia. 

“O mundo está muito violento e está tudo muito caro. Faz muita diferença, porque Deus ajuda a gente”, explica. 

Celebração

O Dia Mundial dos Pobres foi instituído em toda a Igreja pelo Papa Francisco, em 2016, ao final do Jubileu da Misericórdia. A data é celebrada anualmente no penúltimo domingo do ano litúrgico, que em 2021 será 14 de novembro. “Como mais um sinal concreto deste Ano Santo extraordinário, deve-se celebrar em toda a Igreja, na ocorrência do 33º Domingo do Tempo Comum, o Dia Mundial dos Pobres”, escreveu Papa Francisco na carta apostólica Misericordia et misera, que marcou o fim do Jubileu.

Programação

Uma programação especial para celebrar o Dia Mundial dos Pobres foi montada pela Arquidiocese de Belo Horizonte também para este domingo (14). Assim como no sábado, os moradores de rua podem acompanhar uma missa presidida por Dom Walmor, às 10h30. Logo em seguida será feita a distribuição de almoço aos presentes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!