Em comunicado emitido na tarde desta terça-feira (22), o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação, informa que as aulas da rede estadual de ensino terão início no dia 7 de fevereiro, uma quinta-feira. O anúncio vem depois de prefeitos de 350 cidades decidirem, na segunda (21), que o ano letivo da rede municipal vai começar apenas no dia 11 de março, em função da falta de repasse do Estado para com os municípios.
O Governo destaca que, “mesmo diante da grave crise financeira herdada de governos passados”, seguirá com o calendário escolar previsto para a rede estadual. No comunicado, o executivo informa ainda um repasse de R$ 48,7 milhões para a educação.
Entenda
Em assembleia realizada na segunda pela Assossiação Mineira de Município, prefeitos pelo início do ano letivo na rede municipal para 11 de fevereiro.
O retorno das aulas está condicionado com a quitação integral do Fundeb e do transporte escolar, inclusive da gestão anterior. Caso o pagamento não seja feito, uma nova data pode ser marcada
Saiba as datas
O jornal O Tempo fez um levantamento com as principais cidades da região Metropolitana para checar as datas do retorno às aulas. Veja:
Belo Horizonte - 5 de fevereiro
Betim - 18 de fevereiro
Brumadinho - 4 de fevereiro
Confins - 18 de fevereiro
Contagem - 18 de fevereiro
Ibirité - 18 de fevereiro
Juatuba - 4 de fevereiro
Mateus Leme - ainda não está definido
Sarzedo - 5 de fevereiro (Cemeis) e 18 de fevereiro (educação infantil e ensino fundamental)