Alerta

Backer não pode receber cervejas de lotes interditados da Belorizontina

Consumidores que possuem a cerveja Belorizontina devem encaminhá-la somente à vigilância sanitária ou às unidades do Procon

Por Thaís Mota
Publicado em 11 de janeiro de 2020 | 10:56
 
 
 
normal

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de dois lotes da cerveja Belorizontina fabricada pela cervejaria Backer. Os lotes são os de número L1 1348 e L2 1348. A orientação da Anvisa é que os produtos dos dois lotes não sejam consumidos.

Por isso, os consumidores que possuem a cerveja Belorizontina devem encaminhá-la somente à vigilância sanitária de Belo Horizonte e no interior do Estado ou às unidades do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). O produto não deve ser entregue à Backer por risco de obstrução das investigações.

A Associação Mineira de Supermercados (AMS) também já orientou que os estabelecimentos comerciais do Estado retirem das gôndolas os lotes da marca Belorizontina que estão sob investigação da Polícia Civil até que as apurações sejam concluídas.

Exames preliminares da Polícia Civil de Minas Gerais apontaram a presença da substância dietilenoglicol na cerveja Belorizontina. Segundo a Anvisa, a decisão do recolhimento foi motivada por suspeita de uma relação entre o consumo da cerveja desses lotes e os casos de insuficiência renal e alterações neurológicas registradas no estado de Minas Gerais.

Pelo menos dez homens, que teriam adquirido a cerveja em supermercados do bairro Buritis, na região Oeste de Belo Horizonte, passaram mal após o consumo. Eles apresentaram sintomas como insuficiência renal aguda e alterações neurológicas e, em três deles, os resultados de exames sanguíneos acusaram a presença da substância dietilenoglicol. Um dos pacientes não resistiu à gravidade do quadro de saúde e morreu na noite da última quarta-feira (8), em Ubá, na Zona da Mata mineira. Outros nove continuam internados.

Além de Minas Gerais, os lotes interditados da cerveja Belorizontina foram distribuídos para outras regiões do Estado e também para Brasília, Espirito Santo e São Paulo, segundo a própria cervejaria Backer - que foi temporariamente interditada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Veja abaixo os endereços da Vigilância Sanitária de Belo Horizonte:

Barreiro: Avenida Olinto Meireles, 327 – Barreiro
Centro-Sul: Avenida Augusto de Lima, 30, 14ª andar – Centro
Leste: Rua Salinas, 1.447 – Santa Tereza
Nordeste: Rua Queluzita, 45 – Bairro São Paulo
Noroeste: Rua Peçanha, 144, 5º andar – Carlos Prates
Norte: Rua Pastor Murilo Cassete, 85 – São Bernardo
Oeste: Avenida Silva Lobo, 1.280, 5º andar – Nova Granada
Pampulha: Avenida Antônio Carlos, 7.596 – São Luiz
Venda Nova: Avenida Vilarinho, 1.300, 2º Piso – Parque São Pedro

*A entrega deve ser feita de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!