Solidariedade

Bebê de 11 meses recebe coração do filho de ex-jogador do Cruzeiro

Órgão transplantado para criança paulista é do filho do goleiro Elisson, que morreu na quinta (15) em Betim

Por Da redação
Publicado em 17 de novembro de 2018 | 21:55
 
 
 
normal

Um bebê de apenas 11 meses foi submetido a um transplante de coração no Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de São José do Rio Preto (SP), na sexta-feira (16), segundo informações do portal G1. De acordo com o hospital, Miguel Augusto recebeu o órgão do filho do goleiro Elisson, ex-jogador do Cruzeiro. Lucca Guilherme, 6, morreu na quinta (15), em Betim, na região metropolitana, após ter traumatismo craniano grave depois de um acidente doméstico há uma semana. Lucca estava internado no Hospital Regional de Betim.


A criança paulista que recebeu o coração nasceu com miocardiopatia dilatada, doença que faz o órgão aumentar de tamanho, prejudicando a função de fornecer sangue ao corpo, segundo o HCM. Para que o transplante desse certo, ainda segundo o Hospital Criança, era preciso que a cirurgia fosse realizada no prazo de quatro horas a partir da retirada do corpo do doador até chegar à pessoas necessitada.

Ainda conforme informações da publicação, um jato teve que ser utilizado para buscar o coração. Os médicos foram de avião até Belo Horizonte e seguiram de helicóptero até Betim. Segundo HCM, as primeiras 72 horas após o transplante são decisivas para avaliar como o bebê vai responder ao novo órgão. A criança foi a pessoa mais nova a passar por esse procedimento no HCM de São José do Rio Preto.

Na sua rede social, o goleiro Elisson declarou: “Lucca é um milagre. Filho, você já está salvando vidas”. A família autorizou ainda a doação dos rins, fígado e córneas.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!