O prefeito de Belo Horizonte Fuad Noman (PSD) anunciou, nesta segunda-feira (24), que a capital terá transporte coletivo gratuito no próximo domingo (30) por conta do segundo turno das eleições.

A medida foi tomada depois que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou durante comício em BH, no último sábado (21), que esperava que os prefeitos acatassem a recomendação do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou prefeituras e empresas concessionárias a oferecer gratuitamente serviço de transporte público no dia da votação. Na ocasião, Fuad estava ao lado do petista.  

Vale lembrar que até a última semana, a Prefeitura de BH havia informado que "até o momento" não haveria gratuidade nos ônibus da capital no próximo domingo.

"Votar é direito de todos. E é dever do Estado promover esforços para que esse direito seja garantido. Segundo decisão do STF na ADPF 1013, a PBH vai disponibilizar serviço municipal de transporte público coletivo de ônibus de maneira gratuita no domingo (30). Bom voto a todos!", escreveu Fuad Noman no Twitter. 

 

 

Procurado, o Sindicato das Empresas de Ônibus de Belo Horizonte (Setra-BH) informou que irá aguardar a publicação do decreto para se manifestar. 

Na última semana, a maioria dos ministros do STF votou a favor da decisão que autorizava prefeituras e empresas concessionárias a oferecer, de forma gratuita, serviço de transporte público no segundo turno da eleição.

A medida atendeu a um pedido feito pelo partido Rede Sustentabilidade, que considerou o transporte uma garantia constitucional do direito de voto. 

RMBH.

Em Contagem, na região metropolitana, a prefeitura da cidade informou que as linhas municipais irão aderir à tarifa zero. Já a frota seguirá o quadro de horário de domingo. 

Em Nova Lima, também haverá gratuidade dos ônibus, mas segundo a prefeitura da cidade, os ônibus terão reforço no quadro de horário e irão operar com o quadro de dias úteis. 

Já nas cidades de Igarapé e Sabará, não haverá mudanças no quadro de horário e nem transporte gratuito. 

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiro Metropolitano (Sintram) "até o momento não está definida nehuma operação diferenciada ou de gratuidades, no Sistema Metropolitano no dia da eleição de 2º turno".