Pelo 13º ano consecutivo, mais de 20 mil belo-horizontinos puderam experimentar um pedaço da Itália bem no coração da capital mineira. Neste domingo (15), a tradicional Festa Italiana de Belo Horizonte lotou um quarteirão fechado do bairro Funcionários, na região Centro-Sul. Ao todo, são dez horas de atrações, das 10h às 20h. Além das comidas típicas, os visitantes também curtem a Pisa da Uva e o Tombo da Polenta, característicos do país europeu.
A festa deste ano homenageia o artista Leonardo da Vinci, cuja morte completa 500 anos em 2019. Com a entrada condicionada à doação de um quilo de alimento, os mineiros assistiram a shows dos cantores italianos Charlotte de Melo e Luciano Bruno, além do DJ David Zaidan. Também participam os grupos Magnatas do Samba e Stella Bianca, a orquestra Jovem de Minas Gerais e o Coral da Unimed.
Veja fotos da festa:
Para Giorgio Colina, presidente da Associação de Cultura Ítalo-Brasileira de Minas Gerais (Acibra), responsável pelo evento, a festa estreita os laços entre Brasil e Itália. “É o resgate das tradições italianas em Minas Gerais, que tem 1,5 milhão de ítalo-descendentes. Todo mineiro tem uma Itália no coração”, afirmou.
Moradores de Contagem, na região metropolitana, o casal Antônio e Sofia Pereira, de 30 e 31 anos, curtem a festa há cinco anos. “Ficamos de olho na data do evento para estarmos. É uma das melhores festas de BH. Não somos descendentes, mas gostamos de tudo da cultura italiana”, afirmou Sofia.
Proprietária do Un’Altra Volta, um dos mais tradicionais restaurantes italianos de Belo Horizonte, Júlia Guimarães está na festa desde o início e não abre mão de estar nos próximos anos. “É uma oportunidade para conhecer e apreciar a comida italiana com um custo-benefício muito bacana. A gente não larga aqui de jeito nenhum”, afirmou.
A consultora financeira Patrícia Moura, 45, levou o filho para tomar sorvete italiano na festa. “É muito legal ter acesso a cultura diferente, ouvir essas músicas que nós não ouvimos no dia a dia. Meu filho está amando. A Itália é um lugar maravilhoso e tem um pouco de Brasil também. Vale muito a pena se abrir para isso e curtir mesmo”, disse.