Doença

Belorizontina foi distribuída para outras regiões, como SP, ES e Brasília

Backer afirmou que cidades mineiras como Tiradentes e Ouro Preto receberam garrafas dos lotes suspeitos de contaminação

Por Gabriel Moraes
Publicado em 10 de janeiro de 2020 | 19:49
 
 
 
normal

Em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (10), representantes da cervejaria Backer, que foi interditada pelo Ministério da Agricultura, afirmaram que os lotes investigados por conter a susbstância dietilenoglicol - suspeita de ter causado uma "doença misteriosa" - também foram distribuídos para outras regiões de Minas Gerais e do país.

"A cervejas foram distribuidas para as seguintes regiões: BH, Grande BH, Brasília, Espirito Santo, São Paulo, Tiradentes, Ouro Preto e Centro-Oeste de Minas. Não foram para um lugar só, para o bairro que está sendo fiscalizado e para um supermercado", disse a diretora de marketing da cervejaria Backer, Paula Lebbos.

A defesa da empresa ainda afirmou que em momento algum houve a conclusão de um laudo pericial que ateste a presença da substância, e que não há comprovoção de que as 33 mil garrafas dos lotes suspeitos foram contaminados.

A diretora de marketing informou ontem que a empresa é solidária às famílias que estão doentes. “Estão todos muito tristes e consternados com tudo o que tem acontecido principalmente com as famílias”, disse. Neste sábado (11) a fábrica vai passar o dia fazendo testes para dar respostas aos clientes da cervejaria.

Interdição

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizou nesta sexta-feira (10), como medida cautelar, o fechamento momentâneo da Cervejaria Backer, fabricante da cerveja Belorizontina, suspeita de ter uma substância que causa uma síndrome ainda desconhecida. Segundo o órgão, também foram determinadas ações de fiscalização para a apreensão dos produtos que ainda se encontram no mercado.

Segundo a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais foi identificada a substância “dietilenoglicol” em amostras de cerveja pilsen, marca Belorizontina, lotes L1 1348 e L2 1348.

Casos

A força-tarefa da Polícia Civil criada para investigar os pacientes suspeitos de terem contraído uma "doença misteriosa" em Belo Horizonte informou nesta sexta-feira (10) que aumentou para 10 o número de possíveis casos, e uma morte.

Entenda

Nas cervejas da marca Belorizontina, que é da cervejaria Backer, foram encontradas dietilenoglicol - substância anticongelante, de uso muito comum na indústria e altamente tóxica para ser humano.

A Backer informou que continua colaborando com as autoridades, e que tem todo interesse em esclarecer os fatos. Ela também afirmou que a substância dietilenoglicol não faz parte de nenhuma etapa do processo de fabricação de seus produto.

O que é dietilenoglicol

A presidente da Sociedade Mineira de Nefrologia e professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Lílian Pires de Freitas, contou que como a substância não é própria para o consumo, os casos de ingestão de dietilenoglicol são raros e geralmente de forma acidental. 

"Quando a substância é ingerida, ela é rapidamente absorvida e se dirige ao fígado para ser processada e se transforma em outros compostos que são altamente nocivos para o organismo.  Depois ela começa uma série de lesões progressivas no corpo. A fase inicial são sintomas no trato gastrointestinal, depois passa para a destruição dos rins e por fim alterações neurológicas.", explica a professora.

Os sintomas são semelhantes aos que as pessoas internadas com a doença misteriosa estão. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, os pacientes começaram com sintomas gastrointestinais, como náusea, vômito e dor abdominal, associados à insuficiência renal aguda grave de evolução rápida, que progride em 72 horas, seguida de uma ou mais alterações neurológicas, como paralisia facial, borramento visual, amaurose, ou seja, perda de visão, alteração de sensório e paralisia descendente.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!