Proteção

BH convoca crianças de 8 e 7 anos sem comorbidades para vacinar contra a Covid

Imunização será feita inicialmente no próximo sábado em centros de saúde; no decorrer da semana que vem, aplicação de doses vai ser feita em escolas

Por Simon Nascimento
Publicado em 03 de fevereiro de 2022 | 13:40
 
 
 
normal

Crianças de 8 e 7 anos, sem comorbidades, poderão ser vacinadas contra a Covid-19 a partir do próximo sábado (5) em Belo Horizonte. A convocação foi feita nesta quinta-feira (03) pela prefeitura que vai abrir alguns centros de saúde da capital, exclusivamente, para imunizar os pequenos no final de semana. Na segunda-feira (07), a aplicação de doses voltará a ser feita em escolas municipais. 

Os endereços em que vão ocorrer a imunização no sábado ainda não foram divulgados pela PBH. Mas a tendência é de que a administração municipal abra dezenas de unidades para dar mais opções às famílias. Nestes centros não haverá atendimento de outros pacientes. Para receber a vacina é necessário levar documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF e comprovante de residência em Belo Horizonte.

A ampliação, segundo a administração municipal, foi possível “após o repasse de cerca de 46 mil doses ao município”. Além das crianças de 8 e 7 anos, também já podem se vacinar, em BH, pequenos de 5 a 11 anos que têm comorbidades, doenças associadas ou pertencentes de comunidades quilombolas e indígenas. 

Confira, abaixo, o cronograma da vacinação infantil até o dia 10 de fevereiro: 

- Dia 04/02, sexta-feira: - repescagem de primeira dose para crianças com comorbidades de 11 a 5 anos, completos até a data da vacinação, e crianças sem comorbidades de 11, 10 e 9 anos, completos até a data da vacinação.

- Dia 05/02, sábado: primeira dose para crianças sem comorbidades de 8 e 7 anos, completos até a data da vacinação. 

 - repescagem de primeira dose para crianças com comorbidades de 11 a 5 anos, completos até a data da vacinação e crianças sem comorbidades de 11, 10, 9 anos, completos até a data da vacinação.

- Dia 07/02, segunda-feira: repescagem de primeira dose para crianças com comorbidades de 11 a 5 anos, completos até a data da vacinação, e crianças sem comorbidades de 11, 10, 9, 8 e 7 anos, completos até a data da vacinação.

- Dia 08/02, terça-feira: repescagem de primeira dose para crianças com comorbidades de 11 a 5 anos, completos até a data da vacinação, e crianças sem comorbidades de 11, 10, 9, 8 e 7 anos, completos até a data da vacinação. 

- Dia 09/02, quarta-feira: repescagem de primeira dose para crianças com comorbidades de 11 a 5 anos, completos até a data da vacinação e crianças sem comorbidades de 11, 10, 9, 8 e 7 anos, completos até a data da vacinação. 

- Dia 10/02, quinta-feira: repescagem de primeira dose para crianças com comorbidades de 11 a 5 anos, completos até a data da vacinação e crianças sem comorbidades de 11, 10, 9, 8 e 7 anos, completos até a data da vacinação.

Preocupação

A baixa adesão à vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos em Belo Horizonte preocupa a prefeitura. Dados da Secretaria Municipal de Saúde indicam que 30 mil crianças foram vacinadas até o momento, sendo que cerca de 90 mil estavam aptas para receber os imunizantes. A cobertura é de 33%, fora do ideal recomendado por especialistas. A vacinação infantil, inclusive, tem gerado problemas para a prefeitura. O Executivo adiou o início das aulas para crianças de 5 a 11 anos para 14 de fevereiro na tentativa de ampliar a imunização entre o público.

No entanto, a medida já resultou em ofícios da Defensoria Pública Estadual e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) cobrando justificativas do prefeito Alexandre Kalil (PSD). As requisições contestam a taxa de matriciamento de risco da cidade, que permite a retomada das aulas para estudantes de até 18 anos. Nesta quinta-feira (03), a prefeitura obteve liminar judicial favorável para manter o adiamento das aulas, após ação popular impetrada pela vereadora Marcela Trópia (Novo).  

Uma reunião entre representantes do Executivo e do MPMG vai discutir o assunto na tarde desta quinta-feira na PBH. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!