Quinta e sexta

BH convoca pessoas de 35 anos para vacinação; grupo será dividido em dois dias

Pela primeira vez, capital vai promover imunização para homens e mulheres de uma mesma faixa etária em datas diferentes. Novos grupos de comorbidades para segunda dose também foram chamados

Por Aline Gonçalves
Publicado em 29 de julho de 2021 | 15:11
 
 
 
normal

A Prefeitura de Belo Horizonte convocou pessoas de 35 anos para a vacinação contra a Covid-19 na semana que vem. Pela primeira vez, homens e mulheres da mesma faixa etária vão se imunizar em dias diferentes (quarta, para homens; quinta-feira, para mulheres; veja locais). A prática já vem sendo adotada por diferentes municípios da região metropolitana, como Contagem. Este grupo é o maior estimado para as faixas etárias entre 40 e 30 anos na capital mineira, com 40 mil pessoas.

Além disso, a campanha em Belo Horizonte alcança, agora, mais pessoas com comorbidades para a segunda dose.

Confira o cronograma para os próximos dias:

- Dia 30, sexta-feira: segunda dose para gestantes e puérperas com comorbidades (com 18 anos ou mais); pessoas com Síndrome de Down (com 18 anos ou mais); pessoas com deficiência permanente beneficiárias do BPC (com 18 anos ou mais) e pessoas com comorbidades de 59 anos;

- Dia 31, sábado: segunda dose para pessoas com comorbidades de 58 anos e 57 anos.

- Dia 2, segunda-feira: segunda dose para pessoas com comorbidades de 56 e 55 anos e gestantes e puérperas sem comorbidades (com 18 anos ou mais);

- Dia 3, terça-feira: segunda dose para pessoas com comorbidades de 54 e 53 anos;

- Dia 4, quarta-feira: segunda dose para pessoas com comorbidades de 52 a 50 anos e primeira dose para homens de 35 anos, completos até 31 de agosto, exclusivamente residentes de Belo Horizonte;

- Dia 5, quinta-feira: segunda dose para pessoas com comorbidades de 49 e 48 anos e primeira dose para mulheres de 35 anos, completos até 31 de agosto, exclusivamente residentes de Belo Horizonte;

- Dia 6, sexta-feira: segunda dose para pessoas com comorbidades de 47 a 42 anos;

- Dia 7, sábado: segunda dose para pessoas com comorbidades de 41 a 34 anos.

A ampliação ocorre após a chegada da 32ª remessa de imunizantes ao Minas Gerais nesta semana. 

Em relação à aplicação da segunda dose, nas duas últimas remessas repassadas pelo governo estadual, a prefeitura de Belo Horizonte recebeu substancial quantitativo de vacinas Pfizer tendo em vista que os dois primeiros lotes desse imunizante que chegaram ao Brasil em maio foram indicados somente para capitais e, com isso, BH imunizou diversos grupos com esse imunizante. Só no lote da semana passada foram mais de 50 mil vacinas recebidas indicadas para a segunda dose. Na quarta, mais 124.170 vacinas da Pfizer. 

Requisitos
As pessoas de 35 anos precisam ser residentes de Belo Horizonte. No momento da vacinação, é preciso apresentar documento de identificação com foto, não ter recebido vacina contra a Covid-19 ou qualquer outra vacina nos últimos 14 dias. Além disso, não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.

Para receber a segunda dose, é necessário levar o cartão de vacina, documento de identidade e CPF.

Horários e locais
O horário de funcionamento dos locais de vacinação em dias úteis é das 8h às 17h, para pontos fixos e extras, e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru. Aos sábados, os postos fixos e extras funcionam das 7h30 às 14h e os pontos drive-thru das 8h às 14h.

Os locais são específicos a cada grupo a ser vacinado e devem ser consultados no site da PBH. Até o momento, os pontos para vacinaçaõ com segunda dose na semana que vem não foram informados. Veja os locais para vacinação de 35 anos.

Vale ressaltar que a prefeitura costuma promover mudanças, por uma questão de logística, até mesmo na véspera do dia da vacinação e, portanto, é preciso checar antes de sair de casa.

Divisão de público ocorre para evitar aglomerações

Questionada pelo reportagem, a prefeitura de Belo informou que, "por se tratar de um grupo maior", a vacinação ocorrerá em duas etapas, junto à "aplicação simultânea de segundas doses", para que aglomerações sejam evitadas. "São cerca de 16.492 homens e 24.344 mulheres", conforme o Executivo.

Sobre ampliação da campanha a novas faixas etárias, a prefeitura alegou que "aguarda o andamento da vacinação da próxima semana para a convocação de novos grupos". "É importante ressaltar que, desde o início da campanha, a Prefeitura adotou a estratégia de somente chamar novos públicos quando há doses para que todo o grupo seja contemplado", conclui o texto. 

 

 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!