Belo Horizonte foi a capital com o maior volume de chuva no Brasil nas últimas 24h. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu 37,4 milímetros até às 6h da manhã desta terça-feira (21 de novembro). O volume só não foi maior que os registrados nos municípios de Monteiro (PB) e Barra (BA). 

O levantamento do Inmet é liderado pelo município do interior da Paraíba, na região Norte do país, que teve 71,8 mm de chuva - o que representa quase o dobro do volume que atingiu a capital mineira. A cidade de Barra, na Bahia, ficou em segundo lugar, com 47,2 mm. 

Mais chuva na capital mineira

De acordo com a Defesa Civil de Belo Horizonte, a cidade permanece em alerta quanto a possibilidade de chuva nesta terça-feira (21). Conforme o órgão municipal, a previsão é de chuva de até 30 milímetros. O temporal pode ser acompanhado de raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. O alerta é válido até às 8h desta quarta-feira (22 de novembro).

Por causa da chuva dos últimos dias, que continuou durante a madrugada desta terça-feira (21), as regionais Norte, Pampulha e Venda Nova estão sob alerta de risco geológico. Essa condição favorece a ocorrência de deslizamento e de desmoronamento. O alerta, feito pela Defesa Civil Municipal, é válido até a próxima quinta-feira (23 de novembro). 

A orientação é para que os moradores dessas regionais fiquem atentos aos sinais que indicam a possibilidade de deslizamento e de desmoronamento. A Defesa Civil poderá ser acionada pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros, em caso de emergência, no 193. 

Cidades com maior volume de chuva no Brasil

  1. Monteiro (PB): 71,8 mm
  2. Barra (BA): 47,2 mm
  3. Belo Horizonte (MG): 37,4 mm
  4. Nova Ubiratã (MT): 35,4 mm
  5. Castelo do Piauí (PI): 34,0 mm
  6. Passa Quatro (MG): 33,6 mm
  7. Gurupi (TO): 32,4 mm