Por meio da Belotur, a prefeitura de Belo Horizonte instalou dez lunetas para observação da paisagem urbana da capital que, nesta segunda-feira (7), estão em “pleno funcionamento”, conforme o Executivo. São três lunetas no Mirante do Mangabeiras, duas no Mirante de Arte Urbana da rua Sapucaí e cinco na orla da Lagoa da Pampulha.

Veja a localização de cada uma delas neste link.

“Esse é mais um projeto de reestruturação da infraestrutura turística de Belo Horizonte. Um convite a olhar para a cidade, perceber seus detalhes urbanos e quão surpreendente é nosso horizonte. É muito importante que belo-horizontinos e turistas usem as lunetas com cuidado, preservando esse bem público disponível para a contemplação de todos”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur, em nota.

Devido à pandemia de Covid-19, a prefeitura ressalta que é importante “manter o distanciamento social de pelo menos 1,5 metro entre as pessoas, limpar as partes da luneta que possam encostar no corpo com álcool 70% gel ou líquido, higienizar as mãos com álcool em gel antes e após o uso, evitar contato físico e usar, sempre, a máscara” durante o manuseio das lunetas.

Os equipamentos são resistentes à água, vento, sol e “adversidades causadas pelo clima”. “As lentes possuem foco pré-ajustado conforme o local de instalação. Dessa forma, os usuários não precisarão fazer nenhum tipo de regulagem, o que facilita a observação por pessoas de todas as idades, mesmo aquelas que não tenham muita habilidade no manuseio do equipamento”, narra a Belotur. As dez lunetas giram no sentido vertical e horizontal.