No dia 6 de novembro, às 10h, Belo Horizonte será palco de debate sobre os rumos da causa animal no país, com foco nas discussões em torno da Lei Sansão – que prevê prisão aos que maltratarem pets. O evento vai reunir mais de 500 pessoas, entre elas protetores de Organizações Não Governamentais (ONGs) e independentes, além de militantes da causa.
Para o idealizador do fórum, o deputado federal Fred Costa (Patriota) – criador da Lei Sansão –, será uma grande oportunidade para troca de experiências sobre o bem-estar animal. O evento será realizado rua Sebastião Moreira, 136, no bairro Tirol, na região do Barreiro.
“O intuito é promover um ciclo de debates no que tange a conteúdo. Participarão do evento lideranças de vários Estados que promovem a liderança no cuidado e proteção animal, tendo assim a troca de experiências exitosas com relação ao bem-estar animal, como foco nas discussões em torno da Lei Sansão, criada por nós. Desse modo, o debate será a maior e mais importante reunião sobre a causa animal do país realizada em Minas Gerais,” revelou.
Conforme estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pessoas com histórico de agressão a outras pessoas têm maior propensão a maltratar animais. Em 221 ocorrências de maus-tratos a animais registradas entre 2016 e 2018, 175 tinham suspeitos identificados. Destes, 77 tinham antecedentes criminais, e 53,2% dos delitos eram de natureza violenta, como lesão corporal, relacionadas à Lei Maria da Penha.
Os dados são da Delegacia Especializada de Investigação de Crimes contra a Fauna, da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, ao Idoso e à Pessoa com Deficiência, da Superintendência de Informações e Inteligência Policial e do Juizado Especial Criminal.
Como denunciar
Denúncias de maus-tratos a animais podem ser feitas pelo Disque-Denúncia (181) ou diretamente ao Ibama pelo número (31) 3555-6102.