Belo Horizonte fará o dia D de vacinação contra a dengue e de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti neste sábado (2 de março). Na programação, crianças de 10 e 11 anos podem se imunizar com as doses da Qdenga e, simultaneamente, todas as regiões da cidade vão contar com ações de prevenção e limpeza de focos do mosquito. A mobilização é um esforço nacional proposto pelo Ministério da Saúde.
Nove centros de saúde da capital – veja lista abaixo – ficarão abertos exclusivamente para o dia D de vacinação, das 8h às 17h. As crianças devem ir acompanhadas dos pais ou responsáveis. É obrigatória a apresentação de documento de identificação com foto, CPF, cartão de vacina e comprovante de residência. Até o momento, foram vacinadas cerca de 11 mil pessoas.
Já sobre as ações de prevenção e combate aos focos do mosquito, de acordo com a PBH, nas áreas do entorno do Centro de Saúde São Paulo (Rua Aiuruoca, 455 - São Paulo), na região Nordeste, serão feitos sobrevoos de drone para mapear locais de risco e realizar o tratamento necessário. Em 2024, já foram realizados 21 sobrevoos com drone em mais de 9 mil imóveis da capital.
Ainda, serão feitas vistorias com Agentes de Combate a Endemias (ACE) em residências espalhadas pelas regionais de BH. Os profissionais vão verificar as condições dos ambientes e eliminar os possíveis criadouros do mosquito. De acordo com o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), 86,9% dos focos estão dentro das casas.
Educação contra o mosquito
O Mobiliza SUS, grupo da Secretaria Municipal de Saúde de BH, fará, no sábado (2 de março), ações educativas, com a distribuição de materiais informativos de prevenção à dengue, chikungunya e zika.
Onde haverá vacinação contra a dengue em BH neste sábado:
- Centro de Saúde Tirol (Barreiro),
- Carlos Chagas (Centro-Sul),
- Vera Cruz (Leste),
- São Paulo (Nordeste),
- Santos Anjos (Noroeste),
- Aarão Reis (Norte),
- Betânia (Oeste),
- São Francisco (Pampulha)
- e Jardim Europa (Venda Nova).