Floramar

Bloco Tico Tico Serra Copo é atingido por spray de pimenta pela PM

De acordo com integrante do bloco, a viatura queria passar pelo bloco e, após ser atingida por um jato de água de uma pistola de brinquedo de um dos foliões, respondeu com o spray; Corregedoria da PM já apura a denúncia

Por Carlos Andrei Siqueira
Publicado em 26 de fevereiro de 2017 | 17:09
 
 
 
normal

O desfile do bloco Tico Tico Serra Copo fluiu no bairro Floramar, a partir das 14h. Mas, por volta das 13h, houve uma confusão provocada pela reação da Polícia Militar (PM) que, a fim de passar pelo trajeto dos foliões, na rua José Clemente, lançou spray de pimenta nos integrantes.

Roberto Andrés, organizador do bloco explica que os policiais lançaram a substância pela janela da viatura. "Eles queriam passar e o bloco se aproximava. Uma pessoa estava com uma pistola de água e jogou um pouco no carro da polícia. Eles responderam com spray de pimenta, o que foi uma coisa ridícula. Tem várias crianças aqui", critica Andrés.

O fotógrafo Élcio Paraíso conta que os foliões logo dispersaram, inclusive porque algumas começaram a passar mal. "Quem mais se prejudicou foi quem estava perto da bateria. Um dos músicos que toca sopro inclusive vomitou", relata ele.

Paloma Albuquerque, jornalista, conta que naquele momento ficou sem ar e quase desmaiou. "Eu senti um cheiro estranho, comecei a ficar meio tonta, minha pele ressecou e senti que tinha algo errado. Nós achamos que era gás", recorda ela.

Após o tumulto, que aconteceu rapidamente, o bloco seguiu o trajeto rumo ao bairro Jardim Felicidade, onde o desfile está previsto pra encerrar por volta das 18h. Conforme os integrantes do bloco, o prefixo da viatura dos policiais é PXD8070. 

Corregedoria já apura denúncia

Após a denúncia do uso do spray de pimenta pelos policiais, a assessoria de imprensa da Polícia Miliar foi procurada por O TEMPO e informou, por meio do major Flávio Santiago, que uma equipe da Corregedoria da corporação já esteve no bloco, colheu as informações iniciais e irá apurar o ocorrido. 

"A PM aconselha seus profissionais a utilizarem o spray de pimenta apenas quando estão sendo agredidos, presenciando alguma agressão ou correndo riscos. Os instrumentos de menor potencial ofensivo devem ser usados apenas em situações específicas", precisou o major. 

Ainda de acordo com a polícia, o bloco Tico Tico Serra Copo não seria cadastrado na Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Com isso, não é possível fazer os desvios no trânsito, providenciar banheiros públicos entre outras medidas, o que favoreceria o acontecimento de transtornos. 

"Nós temos blocos imensos em BH, como o 'Então Brilha', que teve quase 100 mil pessoas, e que é extremamente policiado e organizado. Sabemos o trajeto, em que momento tem que fechar qual avenida. Quando você não segue isso, é prelúdio de problemas", concluiu Santiago. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!