O carro da marca BMW em que estavam os quatro mineiros encontrados mortos em Balneário Camboriú, litoral Norte de Santa Catarina, sofreu customização do cano de descarga dias antes do ocorrido, informou, nesta segunda-feira (1º de janeiro), o delegado Bruno Effori, responsável pela investigação.
Essa personalização é uma das linhas de investigação sobre o que teria levado à suposta intoxicação por monóxido de carbono das quatro vítimas. "Vamos tentar fazer esse vínculo para apurar se a causa da morte é justamente fruto dessa customização que ocorreu dias atrás", disse.
A investigação policial vai apurar onde e como ocorreu a customização do cano de descarga, para estabelecer se houve algum problema no trabalho de personalização.
O delegado também explicou que as "informações preliminares indicam que houve vazamento entre o motor e o painel do veículo, causando intoxicação e asfixia por monóxido de carbono nas quatro vítimas". "Uma fatalidade ocasionada por um defeito", prosseguiu.
Apesar disso, a polícia não descarta outras linhas de investigação, "caso surjam novas provas". Segundo ele, no entanto, o Instituto Médico Legal não encontrou "sinais de violência nas vítimas, o que descarta, em um primeiro momento, uma morte violenta".
O caso
Quatro pessoas — Gustavo Pereira Silveira Elias, de 24 anos, Karla Aparecida dos Santos, de 19, Tiago de Lima Ribeiro, de 21 e Nicolas Kovaleski, de 16 anos — foram encontradas mortas dentro de um carro da montadora BMW que estava estacionado na rodoviária de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, na madrugada desta segunda-feira (1º), logo após a queima de fogos. As vítimas viveram em Paracatu, na região Noroeste de Minas Gerais.
Eles teriam ido à rodoviária buscar uma amiga — namorada de uma das vítimas —, que saiu de Minas Gerais para se encontrar com o grupo. Quando a moça chegou, ela encontrou os quatro passando mal. Eles estavam com ânsia de vômito e tontura.
As vítimas teriam ficado cerca de quatro horas no carro, com o ar-condicionado funcionando, tentando se recuperar; contudo, foram encontradas mortas pela amiga que iria visitá-los.