Nesta segunda-feira

Bombeiros resgatam escaladores que ficaram presos em pico de Catas Altas

Homens foram retirados de uma fenda a cerca de 800 metros do chão

Por IZABELA FERREIRA ALVES
Publicado em 04 de junho de 2021 | 12:45
 
 
 
normal

O Corpo de Bombeiros conseguiu resgatar, por helicóptero, três escaladores presos, desde a noite de quinta-feira (3), no alto do Pico do Baiano, no Parque Morro da Água Quente, em Catas Altas, Região Central do estado. P. A. G., 40, S. C. V., 37 e o francês J. J. P G., de 43 anos foram retirados de uma fenda a cerca de 800 metros do chão – altura ainda não confirmada – por volta de 11h de sexta-feira (4). Todos estavam conscientes e orientados e não apresentavam lesões. Foram avaliados por uma médica e liberados em seguida. 

A corporação foi acionada nessa quinta-feira, por volta de 22h e, segundo militares no local, as condições do resgate eram muito complexas. Os três homens chegaram ao lugar onde estavam presos por uma via de escalada sem pontos fixos de ancoragem. Os apoios de fixação eram feitos na hora. De acordo com a Polícia Militar, a visibilidade muito ruim e os ventos fortes dificultavam ainda mais os trabalhos.  

Ainda conforme informações dos bombeiros, um dos escaladores passou mal durante a escalada e chegou a desmaiar. As referências geográficas de onde estavam os montanhistas foram informadas a um guia turístico do distrito do Morro da Água Quente, que ajudou a localizar o grupo. Ainda nesse domingo, os militares conseguiram contato visual com os escaladores e foram informados da crise hipoglicêmica de um deles, mas que o mesmo já havia se recuperado.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!