Trânsito

Cachoeirinha será o primeiro bairro da capital a ter Zona 30

Limite de 30 km/h para veículos nas vias será implantado em definitivo no segundo semestre, diz BHTrans

Por Aline Diniz
Publicado em 11 de junho de 2019 | 03:00
 
 
 
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Os testes feitos em abril confirmaram a expectativa da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) de transformar o Cachoeirinha, na região Noroeste da capital, no primeiro bairro da cidade a ter o limite de 30 km/h para os veículos. O projeto Zona 30, tendência na gestão do tráfego principalmente em países europeus, deve ser implantado em caráter definitivo no bairro a partir do segundo semestre deste ano. A informação foi dada nesta segunda-feira (10) a O TEMPO pela coordenadora de Sustentabilidade e Meio Ambiente da BHTrans, Eveline Trevisan.

Em um primeiro momento, a mudança será feita no local do teste: na rua Simão Tamm, entre as ruas Cônego Santana e Conde Santa Marinha. Depois, o projeto será estendido para outras regiões do bairro – a data para a implantação do Zona 30 nesses locais ainda não foi definida, segundo Eveline.

“Não é o bairro inteiro, mas é uma área boa do bairro, que concentra: três escolas, um lar de acolhimento de idosos, duas igrejas e muito pedestre nas ruas”, adiantou a coordenadora.

Segundo Eveline, o teste realizado em abril repercutiu bem entre a população do Cachoeirinha, que, de acordo com o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem 9.209 moradores. “Fizemos um trabalho antecipado com o entorno, explicando o projeto. A intervenção ficou montada por três dias. Fizemos um monitoramento de contagem de pedestres, volume de veículos e velocidade praticada”, detalhou.

Carga e descarga

Alguns pontos do projeto vão sofrer ajustes. Um deles se refere às vagas de estacionamento para carga e descarga, que, segundo moradores do Cachoeirinha, foram desativadas no período de testes. “Vamos repensar para que o comércio esteja sempre atendido”, ressaltou Eveline.

Para a comerciante Maria de Lourdes Gontijo, 56, as vagas para clientes não podem ser suprimidas com o projeto: “Mas diminuir a velocidade seria bom, pois ninguém respeita a parada obrigatória”. A comerciante Ana Maria Gontijo, 72, aprovou a iniciativa. “O pessoal reclama que os carros passam em alta velocidade, e todos os dias há acidentes”, relatou ela.

Engenheiro defende redução para 40 km/h nos bairros

O engenheiro civil especialista em engenharia de transporte e trânsito Márcio Aguiar defende a velocidade máxima de 40km/h dentro de bairros, já que 30 km/h, na avaliação dele, seria um limite difícil de ser cumprido pelos motoristas.

“Acredito que poderiam colocar nas áreas urbanas a velocidade 40 km/h, como foi realizado em Nova York. Precisamos saber como será fiscalizado o Zona 30. Temos que aguardar para ver se vai dar certo”, ressaltou Aguiar, que é professor da Fumec.

Conforme a BHTrans, a instalação do Zona 30 tem o intuito de oferecer mais segurança para pedestres, ciclistas e quem tem mobilidade reduzida, como os idosos.

No Brasil, as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba já contam com iniciativas semelhantes. (Carolina Caetano/AD)

Segurança

Reforço. A BHTrans considera que o Zona 30 é um passo para o aumento da segurança no trânsito, sobretudo em um momento em que novos meios de transporte, como as patinetes e as bicicletas, surgem.

 

Sem acidentes

“Durante os testes, não houve acidente. Acho que a redução da velocidade é uma questão de costume, e os moradores vão acabar se adequando.”

Fellipe Barbosa, 34

Lojista

 

Melhoria

“Se eles mantiverem o estacionamento, acho que vai melhorar bastante. Há muitos acidentes. Já vi cinco no mesmo dia.”

Elias Ernani Souza, 31

Comerciante

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