Cães e gatos que sobreviveram à tragédia de Brumadinho foram adotados em uma feira realizada na manhã deste sábado na Fazenda Abrigo de Fauna, que fica na cidade. Realizado pela Vale, o evento foi aberto ao público geral, levou cerca de 270 pessoas e deu um novo lar a 46 dos 95 bichos que foram colocados para adoção. Além disso, cinco animais resgatados foram devolvidos a seus donos.

Em janeiro deste ano, a barragem da mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale, rompeu deixando pelo menos 249 mortos e 22 desaparecidos.

Muitos animais também morreram na tragédia, mas mais de quinhentos foram resgatados, entre mamíferos, aves e répteis. 

Os 95 bichos dispostos para adoção, 70 cães e 25 gatos entre filhotes e adultos, foram salvos nas áreas em contato com rejeito, ou levados pela comunidade local para a feira organizada pela empresa. Os animais foram vacinados, castrados e vermifugados. 

Os cães e gatos que foram adotados vão receber acompanhamento durante os seis primeiros meses para garantir boas condições no novo lar.

Os novos donos passaram por entrevista e receberam uma cartilha com cuidados especiais que devem ter com os pets. 

A Feira de Cães e Gatos é parte do acordo firmado pela mineradora junto ao Ministério Público de Minas Gerais depois da tragédia.

O objetivo é conseguir um novo lar para animais abrigados pela Vale na Fazenda Abrigo de Fauna, local alugado pela empresa para instalar os bichos, e no Hospital Veterinário. 

Reencontro
Durante a feira, cinco bichos resgatados foram devolvidos a seus donos. Até o momento, 111 animais salvos em Brumadinho foram encaminhados aos tutores.

De acordo com a Vale, uma campanha local para que pessoas identificassem os bichos acolhidos foi realizada durante o ano.

Entre as ações citadas pela empresa, estão carros de som, spots de rádio e livretos de fotos distribuídos nos pontos de atendimento na cidade.