A campanha “De Bike ao Trabalho”, que será realizada nesta sexta-feira na capital mineira, convida os belo-horizontinos a deixarem os carros em casa por um dia e se tornarem ciclistas urbanos. “Será um dia de desafio. Quem deseja começar a pedalar poderá saber o melhor roteiro para ir ao trabalho e conhecer as ciclovias”, explica Carlos Edward Campos, voluntário da Bike Anjo, rede de ciclistas organizadora da ação. Cerca de 180 pessoas tinham confirmado nesta quarta adesão à iniciativa, de acordo com o grupo.
Material informativo com dicas de como pedalar será distribuído por integrantes do grupo das 7h às 11h, na esquina das avenidas Bernardo Monteiro e Afonso Pena, no bairro Funcionários, na região Centro-Sul da capital. No local, também haverá “Bike Blitz”, para breve manutenção nas bicicletas, e um café da manhã para ciclistas.
“Convidamos o coordenador do Plano de Mobilidade e do Observatório de Mobilidade da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) e a coordenadora do Programa Pedala BH (da autarquia) a irem pedalando ao trabalho”, conta Campos. Essa parte da programação foi denominada “Desafio de Líderes”.
Entenda. Essa é a terceira edição brasileira da campanha, que acontece em cerca de outras 200 cidades do país.
A iniciativa é inspirada no evento internacional “Bike to Work Day”.
De graça
Atrativo. Para facilitar os deslocamentos, o Bike BH – sistema de bicicletas compartilhadas da capital – estará disponível gratuitamente todo o dia, em qualquer ponto da capital.
Como usar. O cadastro no Bike BH é habilitado via aplicativo de celular. Nesta sexta, aparecerá a opção de compra “Passe Gratuito”, e serão seguidas as mesmas regras do projeto.