Todos os 152 Centros de Saúde de Belo Horizonte abriram as portas neste sábado (19), às 8h, para o dia D da campanha de vacinação contra o sarampo. Nessa primeira etapa, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o objetivo é vacinar crianças com seis meses a cinco anos de idade.
“A campanha começou no dia 7 e vai até 25 de outubro. A importância de se vacinar nessa faixa etária é porque nessa idade ocorrem as maiores complicações do sarampo”, explicou a gerente de vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Patrícia Toledo.
Normalmente, duas doses da vacina são dadas às crianças. A primeira com um ano e a segunda com um ano e três meses de idade. Devido ao surto da doença nos últimos meses, o Ministério da Saúde recomendou que crianças com seis a 11 meses também fossem vacinadas.
“Essa dose é considerada como dose zero, é uma dose que não entra no calendário vacinal oficial. Então a criança com menos de um ano precisa ser vacinada novamente, tendo a primeira dose aos doze meses e a segunda aos 15 meses, respeitando o intervalo de 30 dias”, disse Patrícia Toledo.
Dados
Atualmente, em Belo Horizonte, 391 casos de suspeita já foram notificados. Desses, 119 já foram descartados, 16 confirmados e outros 256 estão sendo investigados. De acordo com a SMS, em relação a cobertura vacinal na capital mineira, cerca de 8 mil crianças já receberam a dose zero contra o sarampo, o que corresponde a 88% de vacinados.Entre as de um ano, já foram vacinadas cerca de 18 mil, 90,8% de cobertura vacinal. E entre a faixa etária de dois a quatro anos, cerca de 73 mil já receberam a dose da vacina, o que corresponde a 91,5% de cobertura vacinal. O Ministério da Saúde define como meta de vacinação, a cobertura vacinal de 95% do público-alvo.
Na manhã deste sábado, no Centro de Saúde Padre Tiago, no bairro São José, região Noroeste de Belo Horizonte, nenhuma vacina foi aplicada. De acordo com a Prefeitura, isso ocorre porque a cobertura vacinal está alta e o pico da procura dos postos de saude pela vacina ocorreu em agosto. Apesar disso, pais procuraram os postos para verificar se o cartão dos filhos está em dia.
A auxiliar de serviços gerais, Cristiane de Souza Araújo, 34, trouxe a filha de apenas três anos para conferir o cartão de vacina e aprovou a iniciativa da campanha. “Eu preocupo muito com a saúde dela, ainda mais que tem bronquite. Então eu gosto de colocar o cartão de vacina dela sempre em dia. Está tendo muita criança com sarampo, então é bom a gente trazer o quanto antes”, pontuou.
A segunda etapa de vacinação contra o sarampo vai ocorrer entre os dias 18 e 30 de novembro e terá o objetivo de vacinar pessoas entre 20 e 29 anos.