A chuva no começo da noite desta quarta-feira (15 de novembro), feriado do Dia da Proclamação da República, alagou vias, derrubou postes e árvores, destelhou casas e deixou vários bairros sem energia elétrica em São João del-Rei, na região do Campo das Vertentes, em Minas Gerais. De acordo com a Defesa Civil municipal, choveu por cerca de 40 minutos. O temporal foi acompanhado por um forte vendaval, e houve queda de granizo. 

Veja o vídeo:

Ainda não foi possível contabilizar o número de famílias afetadas pelos estragos provocados pelo temporal. "A Defesa Civil está avaliando os principais estragos ocorridos e dando prioridade de atendimento às situações de maior urgência, relacionadas à danos estruturais de natureza mais severa. Até o fim da tarde deverá ser lançado um balanço mais pormenorizado das principais ocorrências e danos havidos", informou a Defesa Civil, em nota.  

A prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, afirmou que irá oferecer assistência as famílias de baixa renda que foram afetadas, principalmente em relação ao destelhamento de casas. No entanto, ponderou que tem enfrentado dificuldade devido a dispensa de servidores que haviam sido contratados.

A orientação é de que a população afetada faça contato através do e-mail da Defesa Civil, informando quais os prejuízos. O endereço do e-mail é: defesasjdr@gmail.com.