Transtornos

Chuva em BH: barranco cede no Anel, Vilarinho alaga e pessoas ficam ilhadas

Forte chuva atingiu Belo Horizonte e região metropolitana na noite do último dia 1º e deixou transtornos; confira

Por Carolina Caetano
Publicado em 02 de janeiro de 2020 | 08:03
 
 
 
normal

A chuva forte que atingiu Belo Horizonte e cidades da região metropolitana da capital, na noite dessa quarta-feira (1), causou muitos transtornos à população. Na capital, o temporal começou por volta das 20h e, mais uma vez, com alagamento da avenida Vilarinho, na região de Venda Nova. De acordo com o Corpo de Bombeiros, algumas pessoas ficaram ilhadas e foram resgatadas por militares do 3º Batalhão. Ninguém ficou ferido.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, por risco de transbordamento, a avenida Tereza Cristina precisou ser fechada por mais de três horas. Ela foi liberada na madrugada desta quinta (2). Também na madrugada, um barranco cedeu e interditou a marginal do Anel Rodoviário, na altura do bairro Jardim Montanhês, na região Noroeste de Belo Horizonte, no sentido Rio de Janeiro. 

A frente de um carro que passava pela via foi atingida, mas ninguém ficou ferido. 

Ainda em Belo Horizonte, bombeiros atenderam outras ocorrências relacionadas à chuva, como queda de galho de árvore no cruzamento da rua dos Carijós com rua dos Guaranis, no centro da capital. Sem vítimas.

Em Contagem, a Defesa Civil informou que foram registrados alguns alagamentos, com risco baixo, e não teve ocorrência e destaque.

Alagamento na Pampulha

Um trecho de aproximadamente um quilômetro da avenida Otacílio Negrão de Lima, na Pampulha, precisou ser interditado devido ao alagamento após a chuva. A interdição acontece entre o Parque Ecológico e uma das portarias do Zoológico. 

Uma equipe da Prefeitura de Belo Horizonte está no local, e analisa como será realizado o escoamento da água.

Em nota, a Sudecap informou que uma escavadeira será levada ao local para fazer a derenagem da área alagada. Veja o comunicado na íntegra:

"A Prefeitura informa, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), que o intenso volume de chuva ocorrido na noite do dia primeiro na região da Pampulha (aproximadamente 101 mm, 1/3 da chuva prevista para todo o mês de janeiro), causou o alagamento da Orla da Lagoa da Pampulha na área próxima ao Zoológico e ao Parque Ecológico, área composta por uma enseada onde a drenagem da água é feita por canaletas. Esses fatores associados causaram o alagamento da via em uma área que não é característica de inundação. Ainda na parte da manhã de hoje, será enviada uma escavadeira hidráulica para fazer a drenagem da água alagada e a previsão é que no final do dia a pista já esteja liberada", diz o comunicado.

 

Matéria atualizada às 14h48

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!