INTELIGÊNCIA ARTIFICAL

BH 2124: veja como será a capital mineira daqui a 100 anos segundo o Gemini, IA do Google

Segundo a máquina, BH deverá ter telhados e corredores verdes, para além de vários prédios imponentes, cromados e sustentáveis

Por José Vítor Camilo
Publicado em 09 de maio de 2024 | 19:36
 
 
 
normal

Disponível no Brasil  para download em celulares Android há menos de uma semana, o Gemini, Inteligência Artificial (IA) gratuita do Google, ainda é um universo a ser explorado. Diante da possibilidade de gerar imagens em questão de segundos, O TEMPO resolveu pedir à ferramenta que "imaginasse" como Belo Horizonte deverá parecer dentro de 100 anos e o resultado é, no mínimo, curioso. 

Nas imagens, é fácil identificar claramente o tão famoso - e belo - "horizonte" da capital mineira, com prédios e casas cercados pelas serras. Porém, também se destacam telhados e corredores verdes, além de prédios imponentes, cromados e com detalhes azulados, claramente baseados na imagem clichê que sempre existiu de uma cidade futurista. 

Confira: 

Para o arquiteto e urbanista Roberto Andrés, ao analisar as imagens geradas pela IA, ele se lembra dos seres humanos do passado, que pensavam nos anos 2000 como um momento em que teríamos carros voadores. "E, o que a gente tem na verdade é crise climática, fake news e desregulamentação das redes sociais", brinca. 

Para ele, essa visão que a máquina teve do futuro traz os vícios da forma que os humanos enxergam o período, por isso, acabam dando muita ênfase ao formato e tamanho dos prédios, por exemplo, e não na estrutura em si de uma cidade, que, para ele, deveria ser construída com o foco no transporte público e resiliência climática. 

"Pelas imagens, não se vê um esforço, por exemplo, em termos uma maior absorção de água no solo, uma cidade porosa como algumas cidades do mundo chamam. A gente vai ter um regime de chuvas mais fortes e, por isso, precisaremos de uma cidade que lide melhor com isso, assim como com o calor. Por isso a importância de corredores verdes, por exemplo", completa Andrés. 

O que disse a IA? 

Questionada sobre como ela acredita que a cidade estará em 2124, a IA autogenerativa disse, logo de cara, que "prever o futuro de uma cidade" é um desafio, porém, ela não fugiu dele. Embora não estejam tão bem representadas nas imagens, entre as principais mudanças esperadas pela tecnologia está justamente a transformação de BH em uma "cidade sustentável". 

"Belo Horizonte pode se tornar um modelo de vida urbana sustentável, com fontes de energia renovável abastecendo seus edifícios e sistemas de transporte. Os espaços verdes podem ficar ainda mais integrados à cidade, com hortas em telhados e florestas verticais purificando o ar", escreveu o Gemini. 

Por fim, a inteligência artificial lembra que estas são apenas "algumas possibilidades", já que o futuro real de BH dependerá de diversas variáveis. "O futuro de Belo Horizonte em 100 anos é incerto, mas as decisões tomadas hoje moldarão a cidade que as próximas gerações herdarão. Planejar um futuro sustentável, equitativo e próspero exigirá uma visão de longo prazo e colaboração entre diferentes setores da sociedade.", concluiu. 

Avanço tecnológico e econômico

Talvez puxando a sardinha para o próprio "lado", a IA também disse que a tecnologia possivelmente desempenhará um papel significativo no futuro da capital mineira, com redes de transporte inteligentes, veículos autônomos e "infraestrutura de comunicação avançada perfeitamente integradas ao tecido da cidade". 

Foi também na pesquisa e desenvolvimento em áreas como "tecnologia limpa e inteligência artificial" que a máquina disse acreditar que BH terá sua economia impulsionada. "À medida que a cidade progride, espera-se que a equidade social se torne uma prioridade. Moradia acessível, saúde acessível e oportunidades iguais para todos os residentes podem ser fundamentais para o desenvolvimento de Belo Horizonte", defendeu a máquina.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!