Moradores das cidades situadas na região Leste de Minas, e também em municípios na divisa com a região Central, devem ficar atentos nos próximos dias. A previsão meteorológica informa que as chuvas irão continuar atingindo essas localidades, inclusive o município de Santa Maria de Itabira. A cidade foi atingida por inundações neste domingo (21), após horas de chuvas intensas e transbordamento de rio.
Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a influência da zona de convergência do Atlântico Sul vai continuar resultando em chuvas intensas na região. “É uma chuva persistente, e infelizmente a perspectiva é de continuidade para os próximos dias”, informou a meteorologista Anete Fernandes.
Conforme a especialista, o período vem sendo marcado pelo registro de chuvas acumuladas. “Não chega a ser intensa, mas tem aquela persistência por dias consecutivos, o que aumenta o volume dos rios, causa alagamentos e cheias”, disse.
Para a região Central do Estado, que engloba a capital, a semana deve começar com variação de nebulosidade. É provável que aconteçam pancadas de chuva acompanhadas por trovoadas, principalmente no período da tarde e noite, e especialmente na próxima segunda (22) e terça-feira (23).
Posicionamentos
Copasa
Em nota, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) informou que a manutenção e o restabelecimento do abastecimento na cidade de Santa Maria de Itabira ocorreram no final da tarde desse domingo (21). Já na manhã desta segunda-feira (22), após baixar o nível da inundação na cidade, técnicos da empresa realizaram novas inspeções no Sistema de Abastecimento de Água (SAA) e detectaram outros pontos de rompimento nas redes de distribuição de água no Centro e nos bairros Chaves e Vila Marília.
Na região central do município, que corresponde a aproximadamente 53% das residências, o fornecimento de água já foi restaurado, segundo a companhia. Já no bairro Vila Marília, onde se concentra 40% dos imóveis, esse restabelecimento deve ocorrer ainda nesta segunda.
Já no bairro Chaves, abastecido pelo rio Tanque, cuja rede de distribuição foi rompida, a previsão é que ocorra normalização durante esta terça-feira (23).
"A companhia esclarece que a interrupção emergencial do abastecimento da cidade no domingo foi necessária para a realização de manutenção na captação e em uma adutora de água tratada, que se rompeu com a queda de uma ponte no Centro da cidade, em razão das fortes chuvas que atingiram o município no último final de semana. Desde o início dos trabalhos, a empresa está realizando o abastecimento alternativo por meio de caminhões-pipa", disse.
Cemig
Já a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou que as equipes, entre técnicos, eletricistas e engenheiros atuam desde a manhã de domingo no restabelecimento da energia aos clientes afetados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade. Conforme a empresa, os servidores encontraram dificuldades de acesso por causa de desmoronamentos e pontos submersos.
Mesmo assim, a energia foi religada para a grande maioria dos usuários. Alguns clientes seguem sem energia na zona rural, mas a previsão é de que ela seja restabelecida ainda nesta segunda.
Polícia Civil
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) disse que peritos estiveram nos dois locais em que ocorreram os óbitos em razão dos deslizamentos e realizaram os primeiros levantamentos. Agora, a instituição aguarda a emissão do laudo para identificar a causa dos deslizamentos.
Dos mortos, três corpos já foram liberados pelo Posto Médico Legal, em Itabira. "O que cabe à PCMG, neste momento, é auxiliar nas confecções das segundas vias de identidade para aquelas pessoas que perderam todos os documentos. Ao longo da semana serão divulgadas informações mais precisas do mutirão que será realizado para a confecção destes documentos, essenciais ao exercício da cidadania", informou.