Previsão

Chuvas significativas em Minas Gerais devem ser registradas nos próximos dias

Com isso, a expectativa é de aumento no nível dos reservatórios de água

Por Laura Maria
Publicado em 15 de outubro de 2021 | 11:20
 
 
 
normal

O avanço de uma frente fria pelo litoral deve provocar chuvas significativas na maioria das regiões de Minas Gerais nos próximos dias. A previsão do tempo é de precipitações constantes, inclusive em Belo Horizonte e região metropolitana, já a partir deste sábado (16), com possibilidade de chuva a qualquer hora do dia. 

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com isso, a expectativa é de aumento no nível dos reservatórios de água. As chuvas observadas até o momento beneficiaram bacias menores, mas as maiores do Estado necessitam de períodos chuvosos prolongados.

“Nós ainda não podemos falar na existência de uma zona de convergência, mas a previsão indica que já estamos próximos do início do período chuvoso, com precipitações mais frequentes em todo o Estado”, comenta a meteorologista do Inmet Anete Fernandes.

Isso significa que as chuvas se tornarão mais frequentes a partir dos próximos dias, não apenas de maneira isolada, como as observadas recentemente. “Não teremos ainda aquela chuva fininha, que persiste durante todo o dia, mas as chuvas virão com mais frequência, independentemente da intensidade”, prevê a especialista.

 

Onde vai chover?

As regiões do Triângulo e do Sul de Minas devem registrar ocorrência de chuva mais acentuada acompanhada de rajadas de ventos, raios e granizo já a partir desta sexta-feira (15). A expectativa é de um volume de chuva de até 100 mm em 24 horas.

Além disso, também pode haver precipitações nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, além da metropolitana influenciadas pelo avanço da frente fria.

Vai fazer frio?

Com aumento da nebulosidade, a expectativa é que as temperaturas máximas caiam em Minas Gerais. A expectativa é de queda gradativa nos termômetros.

No sábado (16), por exemplo, a máxima esperada é de 27º C. No domingo (17), caem dois graus. Na segunda (18), a temperatura já vai a 24º C, e, na terça-feira, os termômetros podem registrar máxima de 23º C.

Além da queda na temperatura, a ocorrência de ventos gelados podem influenciar na sensação de frio.

“O declínio na temperatura está exclusivamente associado ao aumento de nuvens. Como teremos expectativa de chuvas nos próximos dias, pode ser que a temperatura permaneça amena. Vale destacar, porém, que a mínima se mantém estável entre 17ºC e 19ºC", afirma.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!