Veja vídeo

Cidade de MG que impressionou o Brasil pelo calor tem ‘praia’ para refrescar

Moradores de São Romão aproveitam as altas temperaturas para se banharem no rio São Francisco

Por Gabriel Rezende
Publicado em 27 de setembro de 2023 | 00:13
 
 
 
normal

Os moradores de São Romão, no Norte de Minas Gerais, têm uma carta na manga para se refrescarem com o forte calorão. Embora Minas Gerais não esteja entre os estados litorâneos, a cidade se orgulha de ter uma “praia” improvisada no rio São Francisco, que corta o município de pouco mais de 10 mil habitantes, segundo dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

São Romão foi a cidade mais quente do Brasil por dois dias consecutivos, nesta segunda (25) e terça-feira (26). Os termômetros atingiram mais de 43ºC, sendo uma das maiores temperaturas do mundo. O calorão aumentou a presença de banhistas no rio São Francisco, inclusive no período noturno.

O calorão deve continuar em São Romão até sexta-feira (29). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima prevista para quarta-feira (27) e quinta-feira (28) é de 42ºC, com uma mínima de 25ºC. Além disso, há possibilidade de pancadas isoladas de chuva.

Outro ponto de alerta na cidade é em relação ao tempo seco. Nos próximos dois dias, a umidade relativa do ar mínima é estimada em 20%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece que índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana. Para se ter uma ideia, no deserto do Saara, no Norte da África, a umidade do ar varia de 14% a 20%.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!