Ômicron

Com 105% de ocupação, Hospital Infantil vai receber mais 10 leitos de UTI em BH

Segundo a Fhemig, somente no último sábado (22) foram realizados 131 atendimentos, deste total 76 casos de doenças respiratórias

Por Simon Nascimento
Publicado em 24 de janeiro de 2022 | 15:05
 
 
 
normal

O Hospital Infantil João Paulo II, referência em atendimento pediátrico no Sistema Único de Saúde (SUS) para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, vai receber mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A ampliação é para a absorver a demanda de casos de doenças respiratórias em crianças, segundo a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig). 

Atualmente, o hospital está com 105% de ocupação e todos os leitos de internação estão com pacientes. Segundo a Fhemig, a lotação do hospital está relacionada à transmissão da variante ômicron. A estimativa é de atendimento a 6 mil crianças até o final de janeiro, sendo que 62% dos pacientes correspondem a casos de doenças respiratórias. “Nos últimos meses, houve um aumento de demanda de mais de 100% nos atendimentos pediátricos de urgência,”, disse a Fundação, em nota. 

Além da abertura de novos leitos, a Fhemig informou que também está contratando mais profissionais para atuar no João Paulo II. “Importante destacar que embora a capacidade de atendimento tenha sido dobrada nas últimas semanas, muitos profissionais estão sendo afastados por suspeita e confirmação de covid-19”, diz. O hospital dispõe, no momento, de 105 leitos de enfermaria, 16 para terapia intensiva (UTI) pediátrica e outros 18 na sala de decisão clínica. 

Com a alta de atendimento, a Fhemig reforçou a importância da vacinação de crianças contra a Covid-19, “a fim de assegurar a imunização e, assim, diminuir os casos graves e a necessidade de internações hospitalares”.

Atendimento

A alta na procura por atendimento no João Paulo II já havia sido noticiada por OTempo há duas semanas. A unidade registra alta de quase 300% na demanda por atendimento. "Somente no sábado (22/1), foram realizados 131 atendimentos, deste total 76 casos de doenças respiratórias. No domingo (23/1), foram 118 pacientes, 53 com sintomas gripais", destacou a Fhemig. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!