O corpo de um detento de 22 anos foi encontrado com várias perfurações no banheiro de uma cela da Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba, na região do Vale do Aço, em Minas Gerais. Ele foi localizado por policiais penais por volta das 9h desta terça-feira (8/7), após o banho de sol dos detentos. O caso é investigado pelas autoridades.

Conforme o boletim de ocorrência, um dos detentos da unidade disse que viu a vítima ser arrastada por outros três presos até o banheiro da cela onde o corpo foi localizado. No local, a vítima foi agredida pelo trio com chutes, socos e com um chuço (arma pontiaguda) que estava com um dos presos.

+ Leia também: Falso coletor de leite e mais três bandidos invadem fazenda na Zona da Mata e fazem família refém

A equipe médica foi mobilizada até a cela onde o corpo foi encontrado, mas a vítima já estava sem sinais vitais. A perícia esteve no local no período da tarde e deu início aos procedimentos para investigação do crime.

Procurada pela reportagem de O TEMPO, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que a "direção da unidade prisional instaurou um procedimento interno para apurar administrativamente as circunstâncias do ocorrido. No curso das investigações internas, os presos da cela serão ouvidos pelo Conselho Disciplinar do presídio".

As investigações criminais são de responsabilidade da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), conforme a pasta. A PCMG ainda não se manifestou e a matéria será atualizada com o posicionamento.

Veja o posicionamento da Sejusp:

"Informamos que todas as providências administrativas relativas ao óbito do detento, 22 anos, foram tomadas pela direção da Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba. Nessa terça-feira (8), durante os procedimentos de conferência nominal dos custodiados, policiais penais encontraram Diogo caído no chão do banheiro da cela, já sem os sinais vitais.

A direção da unidade prisional instaurou um procedimento interno para apurar administrativamente as circunstâncias do ocorrido. No curso das investigações internas, os presos da cela serão ouvidos pelo Conselho Disciplinar do presídio.

As investigações criminais são de responsabilidade da Polícia Civil. O detento havia sido admitido na Penitenciária no dia 15/1/2025 e tinha registro de passagem anterior pelo sistema prisional em 6/11/2024".