Entrega em domicílio

Com 'delivery de livros', biblioteca aumenta número de leitores em Ipatinga

Livros são entregues e recolhidos gratuitamente por um motoboy da Biblioteca Central de Ideias; mais de 50 pessoas se associaram após início do projeto

Por Lara Alves
Publicado em 01 de outubro de 2020 | 13:42
 
 
 
normal

Incontáveis são as bibliotecas que cerraram as portas após o início da pandemia sem quaisquer previsões para reabertura. Entretanto, por outro lado, tornou-se maior a disponibilidade de tempo entre os leitores confinados em função do distanciamento social. Frente este dilema, uma biblioteca em Ipatinga no Vale do Aço decidiu encontrar uma solução para garantir que usuários mantenham as leituras em dia e com segurança apesar da pandemia.

Nasceu daí o Delivery de Livros” cujo maior representante é o motoboy Luciano Ferreira que às terças-feiras carrega o baú de sua motocicleta com incontáveis exemplares a serem distribuídos gratuitamente nos domicílios de leitores que reservam os exemplares pela internet ou por telefone. O projeto começou há cerca de 40 dias e rendeu para a Biblioteca Central de Ideias do Instituto Usiminas mais de 50 sócios que ainda não tinham cadastro – além de outros 75 que renovaram a carteirinha.

“Está sendo muito bacana. Percebo que a galera tem gostado muito e não recebi nenhuma crítica até agora. O público gostou muito e tem muitos leitores alugando. Terça-feira é o dia da entrega e coleta de livros. Faço mais de 35 entregas nesse dia… não só em Ipatinga, mas também em Coronel Fabriciano e Santana do Paraíso”, comenta o motoboy de 38 anos que retornou à profissão justamente durante a pandemia. Luciano Ferreira é produtor cultural e teve contratos e atividades interrompidos em decorrência do coronavírus.

O volume de entregas dos livros, aliás, tem aumentado a cada terça-feira e acompanha o ritmo do surgimento de novos sócios para a biblioteca. Além da facilidade de receber os livros escolhidos sem sair de casa, os usuários da biblioteca também tem garantida a própria segurança a partir de protocolos de higienização que são adotados antes da saída do livro e imediatamente após a chegada dele.

“Nós adquirimos sacos plásticos que são higienizados, assim como os livros, antes da entrega. O saquinho leva um selo que pede ao usuário para devolver o livro embrulhado. Quando o livro chega para nós, ele entra em quarentena e apenas 14 dias depois ele retorna para o sistema e poderá ser disponibilizado novamente. Existe todo um processo para garantir a segurança do leitor também dos funcionários da biblioteca”, detalha Penélope Portugal que é diretora do Instituto Usiminas.

De acordo com ela, o Delivery de Livros tem tido enorme adesão e trouxe à biblioteca um número expressivo de novos sócios. “O projeto começou há cerca de 40 dias e, desde então, cadastramos 53 novos leitores. Sem contar que outras 75 pessoas renovaram o cadastro com a biblioteca. Acredito que seja em função da facilidade do acesso à leitura. Esse projeto veio para ficar, temos recebido uma demanda muito maior que se a biblioteca estivesse normalmente aberta”, afirma.

Entrega e coleta de livros emprestados acontece gratuitamente. “Nós temos uma escala de entrega e devolução. Os livros são recolhidos 14 dias após o empréstimo. É tudo gratuito, o próprio instituto arca com os custos. Para participar, basta fazer a carteirinha da biblioteca por telefone ou pela internet, escolher os livros e aguardar”, esclarece Penélope.

Moradores de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Santana do Paraíso interessados em pegar emprestados livros da Central de Ideias podem conferir o catálogo da biblioteca pelo site e pedir empréstimo pelo telefone (31) 3824-3731 ou pelo e-mail bibliotecacentraldeideias@usiminas.com

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!