Paraopeba

Com lama, Pará de Minas terá problema de abastecimento a longo prazo

Lama chegará na parte do rio utilizado para abastecer o município na noite desta terça-feira (29)

Por Heitor Mazzoco
Publicado em 29 de janeiro de 2019 | 13:59
 
 
 
normal

O abastecimento de água em Pará de Minas, na região metropolitana de Belo Horizonte, pode ficar prejudicado a longo prazo com a chegada da lama pelo rio Paraopeba, após rompimento de barragem em Brumadinho, também região metropolitana.

De acordo com o gerente regulação da Agência Reguladora dos Serviços de Água e Esgoto de Pará de Minas (Arsap), Frederico Mendes Amaral, a previsão é que a lama chegue na noite desta terça-feira (29).

A captação de água feita para abastecer o município poderá ser interrompida, caso o parâmetro esteja alto. “A princípio (o município) consegue suprir (fornecimento de água), porque temos três mananciais, Paraopebas, Paivas e Paciência”, disse Amaral. 

Porém, caso a captação do Paraopebas não seja feita durante meses, os problemas de abastecimento podem ocorrer a partir de junho ou julho. Isso porque o município precisará realizar diversas análises para saber como a água do rio ficará após a passagem da lama. “Aproveito, inclusive, para pedir para população usar a água com consciência para não termos problemas”, afirmou Amaral. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!