Após a decisão da prefeitura de fechar supermercados e padarias de Belo Horizonte aos domingos, a Associação Mineira de Supermercados (Amis) divulgou nota (23) para pedir que a população evite deixar compras para a última hora, o que pode causar aglomerações.

No comunicado, a associação diz que está pronta para colaborar com as autoridades na missão de frear o avanço do coronavírus, mas alerta que reduzir os dias e horários de funcionamento dos supermercados pode levar ao efeito contrário. “(Reduzir significa) Menos alternativas ao cliente e pode trazer aglomeração, exatamente o que é preciso combater neste momento”, afirma a nota.

“A Amis pede, encarecidamente, que a população vá às lojas em horários alternativos ao longo da semana e que não deixe as compras para a véspera do fechamento. As lojas estarão abertas no sábado até as 20h e retomam as atividades na segunda (29), às 7h”, diz o comunicado da associação.

A Amis informou que vai acompanhar, junto dos supermercados, as consequências da medida em relação às dificuldades operacionais e ao comportamento do consumidor. A associação descartou risco de desabastecimento.

Transporte público

Ainda na nota, a Amis pediu mais eficiência no transporte público ao longo da semana para facilitar o deslocamento do consumidor e dos trabalhadores do setor. “As deficiências do transporte de passageiros na Capital têm sido uma das dificuldades para os supermercados, além de causar aglomerações dentro dos ônibus”, diz o comunicado.