Leilão

Concessão do Aeroporto da Pampulha é autorizada pelo Governo Federal

Terminal será privatizado pelo estado, que prevê investimentos de R$ 150 milhões por parte da iniciativa privada

Por Pedro Nascimento
Publicado em 29 de julho de 2021 | 17:55
 
 
 
normal

O Ministério da Infraestrutura autorizou nesta quinta-feira a concessão do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, à iniciativa privada. O processo de privatização está sendo conduzido pelo governo estadual.

A decisão do governo federal foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), e representa um passo importante para que Minas Gerais dê prosseguimento ao leilão do terminal. O aeroporto Carlos Drummond de Andrade é de responsabilidade da União, mas foi delegado ao governo mineiro em junho do ano passado.

"A transferência da gestão do Aeroporto da Pampulha é uma antiga demanda do Governo de Minas Gerais e significa o início do processo de transformação do aeroporto, que possui importância estratégica para o estado”, disse o ministro Tarcísio de Freitas na época.

Agora, fica a cargo do Executivo mineiro realizar o leilão de concessão, seguido da assinatura de contrato com a vencedora do certame, que ainda não tem data para acontecer.

Responsável pelo processo, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) prevê que a concessão para a iniciativa privada resulte em investimentos de R$ 150 milhões em obras de melhoria e equipamentos no aeroporto.

Inicialmente, o terminal não deve competir com o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na região Metropolitana de Belo Horizonte, recebendo aviões executivos de voos nacionais e internacionais.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!