Devido ao coronavírus

Concursos públicos são suspensos pelo país e concurseiros se dizem frustrados

Com rotina diária de horas de estudos e gastos com aulas virtuais, concurseiros se dizem ansiosos e frustrados por não se ter uma previsão para aplicação de provas

Por Bruno Menezes
Publicado em 24 de março de 2020 | 15:37
 
 
 
normal

Em meio à pandemia de coronavírus, diversos concursos públicos com editais já publicados pelo país acabaram sendo adiados ou suspensos por tempo indeterminado. Um deles é o do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que pretendia oferecer cerca de 208 mil vagas temporárias para atuar no Censo 2020, para os cargos de agente censitário e recenseador. O concurso, no entanto, foi adiado para 2021. 

A advogada Gabriela Silva, 27, diz que vinha estudando para os concursos do IBGE e do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), quando teve a surpresa de ver os dois editais serem suspensos devido a pandemia de coronavírus. Ainda lidando com a frustração, ela conta  que via no concurso público do IBGE uma oportunidade de emprego temporário, já que o contrato de trabalho dela, na empresa em que atua, vai ser encerrado no próximo mês.

 “Foi uma surpresa. O edital foi publicado no dia 5 de março e desde então eu estou estudando. Esse era o que eu mais tinha expectativa, porque onde eu trabalho hoje, o meu contrato é temporário e o fim dele é no dia 14 de abril. Eu estava contando muito em fazer essa prova e não ficar desempregada. Porque eu conseguiria continuar estudando para a prova do Tribunal de Justiça Militar. O IBGE já chamaria agora no meio do ano”, afirmou. 
Apesar de não saber quando as provas vão ser aplicadas, a advogada pontua que vai utilizar o tempo a mais para intensificar os estudos em casa.

“O fato de eu não ter provas no primeiro semestre não me faz deixar de estudar, pelo contrário, eu ganho tempo estudando, mas tenho outro problema que é continuar desempregada. A frustração é em torno disso. Mas vida que segue, é continuar estudando, na expectativa de que esse surto passe logo”, disse. 

A advogada Nicole Zeferino Rocha, 27, pretendia fazer prova para as vagas de oficial e analista do TJMMG. As inscrições seriam abertas no dia 30 de março, entretanto, o órgão emitiu uma comunicado na última sexta-feira (20) em que suspende a abertura das inscrições, devido a pandemia de coronavírus. Com um rotina de estudos diários por meio de vídeo-aulas, a advogada afirma que o pior é não saber quando a prova será aplicada. “A frustração que fica é que a gente não tem previsão de como vai voltar, quando vai voltar. Porque os concursos públicos demoram bastante. Você não tem previsão. Eu vou continuar estudando de toda forma”, pontuou.

IBGE
Em seu site, ao comunicar o adiamento concurso público, o IBGE informou que firmou junto ao Ministério da Saúde,“o compromisso de realocar o orçamento do Censo 2020 em prol das ações de enfrentamento ao coronavírus, mantidas por aquele Ministério. Em contrapartida, no próximo ano, o Ministério da Saúde realocará orçamento no mesmo montante com vistas a assegurar a realização do Censo pelo IBGE”. Disse ainda que os candidatos que já efetuaram o pagamento da inscrição do concurso serão reembolsados.   

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!