Todo ano uma bebida vira sucesso no Carnaval de Belo Horizonte. Em 2020, ela já tem nome e ganhou os foliões no blocos de pré-Carnaval. É a "Ousadia", uma garrafa de 500 ml de um coquetel de vodca saborizada e com cores bem vibrantes.
A "Ousadia" tem os sabores limão, açaí e guaraná, blueberry, banana, mate limão, pêssego, morango e abacaxi. O folião precisa ficar atento e beber com moderação, por que o teor alcoólico é de 13,5%, valor bem mais baixo que o de uma vodca pura, que chega a 40%, mas um pouco acima de uma cerveja que geralmente é em torno de 6%.
Na capital mineira, o preço da garrafa de "Ousadia" gira em torno de R$ 7. A bebida foi feita pela mesma empresa responsável pela "Catuaba Selvagem" que, durante anos, foi sucesso no Carnaval da capital mineira. Até 2017 o "catuçaí" - uma mistura de catuaba com açaí - era moda na folia.
No ano passado, o sucesso foi a "Corote" - coquetel de vodca saborizada. Conhecida como "barrigudinha", o preço agradava os foliões, já que a bebida, que seguirá sendo vendida neste ano e ainda continua sendo bastante consumida, custa em torno de R$ 5 a R$ 7 e tem 500 ml.
Neste ano, a "Ousadia" deve ser a aposta dos foliões. Lançada em agosto do ano passado, a bebida tinha, inicialmente, quatro sabores. Mas, para o Carnaval, ganhou mais dois: o guaraná e açaí e o blueberry, que foram pedidos pelos consumidores.
"A Ousadia veio de uma necessidade de lançar uma novidade no mercado. Percebemos que o público tem uma boa aceitação das vodcas saborizadas e resolvemos criar esse coquetel. Estamos surpresos com o volume de venda do produto. Já está sendo sucesso no Rio de Janeiro e agora em Belo Horizonte também", comemora Gisele Viana, gerente de venda da empresa.
Ela acredita que a qualidade do produto, a escolha de sabores e a beleza das cores são ótimos atrativos para o público. Segundo ela, após o Carnaval serão lançados mais dois sabores que não foram revelados.
Foliões aprovam
Os foliões de Belo Horizonte foram atraídos para a bebida pela novidade. "As cores da Ousadia chamam a atenção. Vi ela sendo vendida e queria consumir outra coisa que não fosse cerveja. Achei as cores muito bonitas e quis experimentar. Para quem gosta de drinks com vodca é muito bom", contou o relações públicas, Raphael Silva, de 32 anos.
Outra que experimentou a bebida no pré-carnaval da cidade foi a vendedora Iara Fernandes, de 27 anos. "O pessoal começou a chamar a bebida de o 'novo Corote', porque também é colorida e feita com vodca. Eu quis experimentar e gostei. É mais fácil do que um drink com vodca, por exemplo", contou a vendedora.
Outras bebidas já foram sucesso no Carnaval de Belo Horizonte:
- Corote
- Xeque Mate
- Catuaba
- Catuçaí
- Catuçaí