A prefeitura de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, anunciou que, a partir deste sábado (17), o comércio considerado não essencial poderá voltar a abrir na cidade, incluindo bares, restaurantes, shoppings e templos religiosos. No entanto, medidas sanitárias deverão ser obedecidas para prevenir o coronavírus.

Decisão foi tomada nesta sexta-feira (16) após o governo de Minas suspender a Onda Roxa na região – e volta à Onda Vermelha. Segundo a prefeita, Marília Campos (PT), a volta das atividades econômicas foi discutida durante dois dias de reuniões entre ela, o vice-prefeito, Ricardo Faria, o secretariado, empresários e representantes dos setores.

“Estamos apostando em uma estratégia de compartilhamento de responsabilidades. O momento da pandemia ainda é grave, não só em Contagem. Nós seguiremos acompanhando os dados epidemiológicos e, em caso de agravamento, não vamos titubear em fechar novamente”, disse a prefeita.

Confira as principais regras:

• Igrejas e templos religiosos com restrição de funcionamento de 7h às 20h, com uma taxa de ocupação de 30% e uso de álcool 70%, máscaras e distanciamento;

• Fechamento do comércio aos domingos, incluindo shoppings, supermercados (dia 18 funciona), bares e restaurante;

• Salões de beleza e barbearias de 7h às 20h, de segunda a sábado;

• Funcionamento de shoppings de 10h às 20h, de segunda a sábado;

• Comércio varejistas de rua permitido de 9h às 18h, de segunda a sábado;

• Bares e restaurantes, de segunda a sábado, até às 20h;

• Proibido o funcionamento de casas de festas e feiras.

Leia mais: Regiões de Minas deixam Onda Roxa mesmo com novos recordes de óbitos

De acordo com a prefeitura, Contagem já registrou 28.263 casos confirmados de Covid-19 e 1.119 óbitos em decorrência da doença.