A prefeitura de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, anunciou nesta segunda-feira (16) medidas para combater a propagação do novo coronavírus, que já é considerado uma pandemia no mundo.

Em decreto assinado pelo prefeito Alex de Freitas, há a suspensão das aulas em todas as escolas a partir desta quarta-feira (17), interrupção do funcionamento dos três restaurantes populares e do Sistema Nacional de Empego (Sine), entre outros.

O documento também estipula a criação do Comitê Intersetorial de Crise da Covid-19, com integrantes de todas as secretarias e autarquias municipais, que farão reuniões semanais. “Também poderão ser convocadas reuniões extraordinárias determinadas pelo prefeito. As regras do Decreto entram em vigor imediatamente, mas ajustes serão feitos ao longo dos dias”, destaca o presidente do Comitê, o secretário Municipal de Saúde Cleber de Faria.

Com relação à Saúde, mais especificamente, foi ampliado o número de leitos de tratamento intensivo e semi-intensivo, de acordo com a prefeitura.

Além disso, foram feitas mudanças nas regras de visitas a pacientes no Complexo Hospitalar, Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), bem como nos serviços prestados no Centro de Consultas Especializadas (CCE) Iria Diniz, CCE Ressaca e Centro Especializado em Reabilitação (CER IV).

Também foi antecipada a aquisição de insumos hospitalares para um possível período crítico da doença em Contagem. A cidade ainda não teve casos confirmados, mas investiga 24 pacientes.

“São ações lideradas pela secretaria Municipal de Saúde com as devidas orientações da Secretaria Estadual e do Ministério da Saúde, baseadas em protocolos de vigilância sanitária, necessárias para que não tenhamos perdas de vidas humanas em Contagem”, afirmou o prefeito.

Saiba mais sobre todas as medida adotadas no site da prefeitura.