A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) registrou 67 mortes ligadas à Covid-19 apenas entre quarta-feira (21) e quinta-feira (22), o que elevou para 8.621 o número de óbitos ocorridos em Minas Gerais em decorrência do novo coronavírus no período estimado de sete meses desde o início da pandemia. Balanço epidemiológico publicado nesta manhã indica também que, no mesmo intervalo de 24 horas, registraram-se 2.657 casos da infecção no estado. Algumas das mortes registradas entre ontem e esta manhã aconteceram entre os meses de junho e setembro, fato este que acentua a existência de certa lentidão entre o momento de ocorrência do óbito e o instante em que ele começa a constar no sistema de informação.

A doença ataca de forma fatal principalmente aquelas populações contidas na faixa etária superior a 60 anos. Sabe-se que em 79% dos óbitos registrados, os pacientes tinham idades superiores à marca. Não à toa, a média de idade entre os óbitos confirmados é de 71 anos. Outra estatística do relatório publicado nesta manhã de quinta-feira é que em 75% dos óbitos foi constatada presença de comorbidades anteriores – sendo as doenças do coração e a diabetes as mais comuns entre elas, e síndrome de down e doenças do sangue as menos recorrentes. Os mais de 8.000 óbitos em Minas Gerais ocorreram em 646 municípios, e o índice de letalidade da enfermidade está em torno de 2,5%.

Quanto o número de casos de Covid-19, a SES-MG declarou ter constatado 343.159 infectados em pouco mais de sete meses de pandemia em território mineiro. Hoje, no entanto, cerca de 311 mil entre os diagnosticados com o coronavírus são considerados recuperados – outros 22.892 permanecem em acompanhamento. Estes casos estão espalhados por 849 municípios de Minas Gerais. Ou seja, apenas quatro cidades não têm moradores diagnosticados com a infecção até hoje, são elas: Botumirim, Cedro do Abaeté, Pedro Teixeira e São Thomé das Letras – estes municípios representam menos de 0,5% do total aqui existente.

À contramão das cidades sem casos, Belo Horizonte é o município com maior concentração de diagnósticos positivos para a Covid-19. Quase 46 mil moradores da capital mineira já foram infectados com o novo coronavírus, sendo que 1.425 morreram em decorrência de complicações ligadas à enfermidade. Uberlândia aparece logo em seguida na lista de municípios com maiores números de casos. A cidade do Triângulo Mineiro concentra 33.166 casos de Covid-19, e 638 mortes pela doença.