Ação inédita

Coronavírus: Cartões BHBus serão distribuídos de graça a partir de segunda-feira

O objetivo é que os passageiros substituam notas e moedas pelo cartão na hora de pagar a passagem, diminuindo o risco de transmissão do vírus

Por Lara Alves
Publicado em 10 de abril de 2020 | 11:37
 
 
 
normal

Usuários das linhas de ônibus de Belo Horizonte que ainda não têm o cartão BHBus poderão ganhá-lo na próxima semana. Entre segunda-feira (13) e sexta-feira (17), o Transfácil, consórcio responsável pelos cartões, vai distribuí-los gratuitamente em algumas estações da cidade. Segundo a empresa, essa é uma maneira de ajudar principalmente aqueles profissionais que precisam trabalhar mesmo durante o isolamento social e também para evitar a circulação de dinheiro em espécie. 

Em cada dia da semana, a ação acontecerá em uma das cinco estações do sistema de integração BHBus – confira abaixo quais são elas e o cronograma – sempre a partir das 5h até o fim do horário de pico, no meio da manhã. 

Será entregue um cartão por pessoa. Interessados em retirar o BHBus de graça precisam preencher um cadastro rápido na hora, que exige apenas dados pessoais, como nome e número do documento de identidade – para que, em caso de perda, o dono do cartão consiga bloqueá-lo e, com isso, evitar que outra pessoa use os créditos disponíveis.

O objetivo da oferta gratuita dos cartões é possibilitar que os passageiros substituam o dinheiro pelo cartão no momento de pagar pelos bilhetes. A redução da circulação de dinheiro em espécie é uma estratégia para tentar frear a propagação do coronavírus. “O uso do cartão evita a manipulação de notas e moedas, eliminando, assim, mais um agente de risco no contágio e disseminação da Covid-19”, declara Ralison Guimarães, presidente do Transfácil. 

Essa é a primeira vez que o BHBus será entregue de forma gratuita aos passageiros. Uma das preocupações da empresa responsável é a formação de aglomerações no momento da distribuição. Para evitar que isso aconteça, agentes serão responsáveis por garantir a distância mínima entre os usuários de transporte que aguardam para efetuar o cadastro e retirar o cartão de graça. Caso a aglomeração se torne incontrolável, a distribuição será imediatamente interrompida.

A ação acontecerá respeitando o seguinte cronograma:

Segunda-feira (13): distribuição na estação Venda Nova

Terça-feira (14): distribuição na estação Vilarinho

Quarta-feira (15): distribuição na estação Pampulha

Quinta-feira (16): distribuição na estação São Gabriel

Sexta-feira (17): distribuição nas estações Barreiro e Diamante

Ainda não há um limite de número de cartões a serem distribuídos. Se houver muita demanda nas estações, a ação poderá ser repetida na outra semana.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!